ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível

Autores

  • Leonardo Carlos Balbino Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maurício José Morais Costa Centro Universitário UNDB
  • João Batista Bottentuit-Junior Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v7i2.540

Palavras-chave:

Acessibilidade em AVAs. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Tecnologias Assistivas em AVAs.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação acerca das ferramentas que podem ser implementadas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), bem como suas características, na perspectiva de garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência na construção do conhecimento mediada por tecnologias digitais. Discute como as Tecnologias Assistivas (TAs) podem contribuir na mediação pedagógica e na prática docente apoiadas por tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental para discutir acessibilidade, TAs e AVAs com vistas a garantir maior autonomia no processo formativo de pessoas com deficiência. Descreve determinados recursos de acessibilidade no Moodle, além de apontar possibilidades de implementação específicas visando maior acessibilidade nesses ambientes de aprendizagem. Desse modo, destaca que gradativamente novas ferramentas vão sendo disponibilizadas. A partir disso, é possível contornar uma série de limitações, como, por exemplo, a adequação de interfaces, recursos de leitura de tela, entre outros. Ressalta que a implementação de recursos de acessibilidade em AVAs demanda uma equipe multiprofissional, desde analistas de sistemas, programadores, designer instrucional, docentes e outros entes que integram a equipe pedagógica.

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Publicado

23-12-2021

Como Citar

BALBINO, L. C.; COSTA, M. J. M.; BOTTENTUIT-JUNIOR, J. B. ACESSIBILIDADE EM AVAs: recomendações para a composição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 7, n. 2, p. 60–72, 2021. DOI: 10.18817/ticsead.v7i2.540. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/540. Acesso em: 22 dez. 2024.

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