EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos

Autores

  • Vitor Gonçalves
  • José António Moreira

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v6i1.468

Palavras-chave:

Web Semântica. MOOC. Formação On-line.

Resumo

A web é o maior repositório de informação que disponibiliza conteúdos multimédia. Contudo, a sua localização não é uma tarefa fácil, principalmente, porque sua semântica ou significado só podem ser capturados em seu contexto e de acordo com a perspetiva humana. Nos últimos anos, o World Wide Web Consortium e a comunidade científica internacional têm vindo a realizar esforços significativos, com o objetivo de melhorar a localização, recuperação e reutilização de informações, que podem estar inacessíveis ou armazenadas em servidores espalhados pelo mundo na deep web ou na web semântica. Metadados e ontologias, ferramentas de anotação, sistemas de agentes, entre outros, são os principais elementos para o desenvolvimento de soluções que levam à mudança da realidade da web. Tendo em consideração este contexto, e através de uma análise exploratória, o objetivo desta pesquisa é identificar os MOOCs existentes orientados para o estudo da web semântica e analisar o tipo de conteúdo abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-07-2020

Como Citar

GONÇALVES, V.; MOREIRA, J. A. EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 1, p. 3–13, 2020. DOI: 10.18817/ticsead.v6i1.468. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/468. Acesso em: 5 nov. 2024.