A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA

Autores

  • Rinalda Bezerra Carlos
  • Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior
  • Alexandre Ferreira Alencar
  • Thiago Silva Fontes

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v6i1.463

Palavras-chave:

Educação a Distância. Webconferência. Formação Continuada.

Resumo

No contexto de convergências para uma formação superior inclusiva, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepções de estudantes de quatro cursos de bacharelado a distância, acerca da utilização da webconferência, usada como recurso audiovisual na mediação pedagógica. Trata-se de um recorte acerca de um estudo realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que em parceria com a CAPES, por meio da Universidade Aberta do Brasil oferta 12 cursos de graduação a distância, sendo que para este artigo, foram selecionados os cursos de Administração Pública, Turismo, Ciências Contábeis e Sistema de Informação. Orientada pela perspectiva qualitativa, esta pesquisa utilizou-se de um questionário aplicado via on-line, a 218 acadêmicos que se encontravam no 3º semestre (2018/2). A base teórica inclui contribuições de Mill e Zanotto (2018), para compreender a utilização da webconferência a partir de importantes princípios que convergem com as reflexões de Mizukami (2013), Libâneo (2015), Contreras-Espinosa (2018), Favarim (2006) e Moura (2006) sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se investir na formação continuada dos professores acerca do uso pedagógico das ferramentas midiáticas, o que remete a um aprofundamento sobre o papel do professor na gestão do conhecimento, a fim de que sejam alcançados melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem nos cursos ofertados na referida modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-07-2020

Como Citar

CARLOS, R. B.; SANTOS JUNIOR, A. C. P. dos; ALENCAR, A. F.; FONTES, T. S. A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 1, p. 83–97, 2020. DOI: 10.18817/ticsead.v6i1.463. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463. Acesso em: 24 nov. 2024.