O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gisele Scremin
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
  • Miriam Inês Marchi

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar a prática pedagógica realizada com alunos do 6º ano, de uma Escola Estadual do município de Cerro Largo/RS, produto da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, para a qual utilizou-se um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), neste caso o Moodle, para reforçar e revisar alguns conteúdos matemáticos, elencados na Avaliação do SAERS, como apoio ao ensino presencial da disciplina. A metodologia utilizada para este artigo é qualitativa, de caráter exploratório e, para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos um questionário misto impresso e um Fórum Geral no Moodle. Diante da análise e discussão do material, pode-se inferir que o uso do Moodle como recurso para a revisão de conteúdos no ensino fundamental oportunizou novas experiências e descobertas, contribuindo para o reforço e aprendizagem de alguns conceitos, demonstrando que o uso desse ambiente pode proporcionar aos alunos interação com os conteúdos estudados, mostrando uma forma diferente e inovadora para o processo de ensino e aprendizagem, mas necessita de acompanhamento e controle por parte do professor, que precisa estar atento às dúvidas e à participação dos alunos.Palavras-chaves: Matemática. Ensino Fundamental. Tecnologias. Moodle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

SCREMIN, G.; HEPP REHFELDT, M. J.; MARCHI, M. I. O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421. Acesso em: 20 dez. 2024.