A IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA NO IFMA CAMPUS SÃO LUÍS - MARACANÃ: resultados alcançados

Autores

  • Jandira Pereira Souza
  • Lívia Caroline Praseres de Almeida
  • Jailson Antônio Ribeiro Viana
  • Luzia Emanuelle Rodrigues Valentim da Silva

Resumo

O presente trabalho faz uma análise do alcance da Educação a Distância (EaD) implantada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA Campus São Luís - Maracanã, através da Rede e-Tec Brasil, nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Agropecuária, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e na forma Subsequente. Para tanto, faz-se uma contextualização da EaD no Brasil e no IFMA Campus São Luís - Maracanã levando em consideração os desafios e os resultados alcançados pela educação desenvolvida por meio das novas tecnologias da educação a distância, visando atender o maior número de alunos, aproximar o espaço geográfico e unir os estudantes em diversos contextos sociais, culturais e econômicos. Este curso teve como um dos seus objetivos a interiorização e democratização da educação profissional de jovens e adultos, especificamente no Maranhão, em municípios de Baixo Índice de Desenvolvimento Humano, em territórios da cidadania e em cidades com carência de mão de obra técnica qualificada. Foi observado, neste estudo, o grande poder de alcance dessa modalidade de ensino, o IFMA Campus São Luís - Maracanã, ao longo de 10 (dez) anos de trabalho com EaD, levou educação além das fronteiras dos seus 225 (duzentos e vinte e cinco) hectares e proporcionou, através da EaD, uma formação de qualidade para alunos de 50 (cinquenta) municípios diferentes, além dos seus 19 (dezenove) municípios-polo. Utilizou-se para esta pesquisa a abordagem metodológica quantitativa, a pesquisa documental e bibliográfica. Os dados para desenvolvimento desta análise foram coletados com o Setor de Programas e Projetos (SPP) do IFMA Campus São Luís – Maracanã, por meio dos relatórios do Censo Escolar, relatórios de finalização de turmas da coordenação de curso, questionários aplicados aos alunos, entre outros documentos internos, que possibilitaram a análise quantitativa e qualitativa dos resultados apresentados neste trabalho. Palavras-chave: Educação a Distância. Rede e-Tec Brasil. IFMA Campus São Luís – Maracanã. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

PEREIRA SOUZA, J.; PRASERES DE ALMEIDA, L. C.; RIBEIRO VIANA, J. A.; RODRIGUES VALENTIM DA SILVA, L. E. A IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA NO IFMA CAMPUS SÃO LUÍS - MARACANÃ: resultados alcançados. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/415. Acesso em: 20 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.