O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO

Autores

  • Danielle Stwart Oliveira de Araujo
  • Ícaro Ribeiro Soares
  • Maria Clara Pinto Cruz

Resumo

A Educação é capaz de trazer despertamento, tanto de docentes quanto dos discentes, para proporcionar uma nova percepção no que diz respeito à exposição de informações midiáticas disseminadas. Neste contexto, o intuito deste artigo é mostrar que a Educação tem o poder de transcender à influência das mídias. Para dar sustentação a esta ideia, parte-se do filme “O Show de Truman” para contextualizar a temática e revelar como é a ação manipuladora dos meios de comunicação. A intervenção didática foi feita na formação de professores, com 23 alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Sergipe, na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação. A utilização do filme, como um recurso didático, foi muito pertinente aos objetivos da pesquisa. Após ele, as discussões foram relevantes para formação de cidadãos, pois, foram contextualizados de maneira crítica. O artigo conclui, através das categorizações emergentes, produzidas a partir das unidades de análise das dissertações, sem utilizar categorias a priori, que é possível uma postura crítica nos alunos através das reflexões discutidas após o filme. Para tal, a Educação deve se apropriar do seu papel de transformar informação em conhecimento através da ação do professor, da escola e das políticas públicas. Caso contrário, seremos reprodutores do sistema sócio-político, econômico e tecnológico. Palavras-chave: Educação. Mídias. Manipulação. Consumismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

STWART OLIVEIRA DE ARAUJO, D.; RIBEIRO SOARES, Ícaro; PINTO CRUZ, M. C. O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CIDADANIA TENDO AS MÍDIAS COMO FONTE DE MANIPULAÇÃO E CONSUMISMO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 2, 2018. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/343. Acesso em: 22 nov. 2024.