HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma experiência em construção
Resumo
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação promove cada vez mais desafios para garantir a motivação dos alunos sobre o conteúdo das disciplinas, principalmente, no ensino a distância. Uma abordagem ainda incipiente, mas com enorme potencial é o uso das Histórias em quadrinhos para alcançar a aprendizagem significativa. A metodologia da pesquisa foi a pesquisa-ação, pois os autores são parte da equipe de desenvolvimento do projeto. A construção do experimento foi dividida em três etapas distintas: a produção, a navegação e a pesquisa com os alunos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi descrever apenas a primeira etapa, a produção da história em quadrinhos da disciplina de Macroeconomia no curso superior de gestão pública a distância da UAB. A equipe do experimento contou com um coordenador de projeto, um roteirista, um desenhista e o professor conteudista. Inicialmente foi usado o modelo proposto por Garone et al. (2016), no entanto, devidos aos conhecimentos envolvidos serem bastantes distintos, constatou-se que há uma lacuna de conhecimentos significativa entre os atores. Concluiu-se pela adaptação do modelo para promover mais agilidade, qualidade e integração ao processo escolhendo o seguinte: briefing e análise, roteiro, avaliação, layout, avaliação, arte-final, colorização e balonamento. Tal modelo proporcionou à equipe interdisciplinar uma visão sistêmica e um objeto nivelador (layout) para que a construção do material fosse feita com rapidez e com boa qualidade.Palavras-chave: Histórias em quadrinhos. Educação a distância. Narrativa.Downloads
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Publicado
21-12-2018
Como Citar
MURAKAMI, L. C.; DE MELLO BRAGA, L. C.; LIMA PEQUENO, H. S.; ZABDIELE MOREIRA, M. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma experiência em construção. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 2, 2018. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/336. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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