GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem
Resumo
A pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico da percepção do ensino-aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura plena em Geografia/CEAD da modalidade a distância da Universidade Federal do Piauí, em relação à estrutura, a dinamicidade do curso, o ensino e a interação aluno-tutor-professor conteúdista. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica acerca de temas inerentes a pesquisa, posteriormente foi aplicado questionário eletrônico organizado na plataforma https://form.jotformz.com, disponível gratuitamente na internet, e enviados por e-mail para os discentes matriculados no curso, a tabulação dos dados foi realizado no Excel. Como resultados, percebe-se que os discentes de Geografia/CEAD do ensino EAD do estado do Piauí, tanto da região norte como na região sul do estado, vivenciam os mesmos desafios no processo de ensino-aprendizagem, sendo os principais, a dificuldade no acesso a internet nas cidades do interior, a falta de estrutura de alguns polos de apoio presencial, falta de material didático impresso e apoio de bibliotecas setoriais, as limitações quanto à prática em algumas disciplinas de Geografia, e problemas de acesso ao Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que por vezes é instável; como pontos positivos considera-se a flexibilidade nos horários de estudos, o uso de tecnologias da informação para pesquisas, a diversidade de meios de comunicação para com os tutores, além da oportunidade de fazer um curso superior próximo a seu local de origem.Palavras-chave: Percepção. Geografia. EAD. Ensino-aprendizagem.Downloads
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Publicado
16-11-2018
Como Citar
DE SOUSA CARVALHO, J. B.; DOS SANTOS SOUSA, R.; VÉRAS SOUZA, F. D. GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, 2018. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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