LIMITE DE FUNÇÕES REAIS E GEOGEBRA: noção, relação e construção de conhecimentos
Resumo
Esta pesquisa reporta-se ao problema descrito na literatura científica como o “fracasso do ensino do cálculo”. Propusemos conhecer as noções que alunos da disciplina Cálculo Diferencial e Integral apresentam sobre limite. Para obter essas noções, objetos de aprendizagem foram criados e disponibilizados online, em páginas de um site com domínio privado, mas de acesso aberto. Cada objeto de aprendizagem foi elaborado contendo uma situação-problema referente aos applets de cada página e um espaço de registro de respostas. Os applets abordam situações que permitem o estudo de limites, derivadas e integrais; foram elaborados no Geogebra. Este artigo relata os resultados da atividade A2. A metodologia consistiu na aplicação de atividades na disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Nelas interagiram alunos e OA. Para a complementação e investigação, foram feitas entrevistas inspiradas no método clínico piagetiano. Fundamenta-se a análise das respostas na Epistemologia Genética; em especial, na abstração reflexionante. A escolha deu-se devido ao caráter explicativo dessa teoria da gênese do conhecimento matemático. Os resultados demonstram que conhecimentos foram construídos em situação de interação entre alunos e OA. Várias noções foram registradas.Palavras-chave: Noção de Limite. Objetos de Aprendizagem. Abstração Reflexionante. Geogebra.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-11-2018
Como Citar
DA SILVA, A. J.; BECKER, F. LIMITE DE FUNÇÕES REAIS E GEOGEBRA: noção, relação e construção de conhecimentos. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, 2018. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/325. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.