O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente artigo é referente a uma atividade proposta pelo grupo de pesquisadores do projeto “Tendências no Ensino”, na formação continuada com professores do Ensino Fundamental que ocorrem mensalmente no município de Cruzeiro do Sul, RS. Nestes, são exploradas atividades de Química, Matemática e Física. Especificamente neste estudo, problematiza-se uma experiência em que foi abordado um software disponível no projeto PhET, para melhor compreensão do conceito de densidade. O objetivo desse estudo qualitativo foi permitir que os professores explorassem o recurso tecnológico e assim se sentissem mais seguros para futuramente inseri-lo no seu contexto escolar. A análise dos dados ocorreu a partir das gravações em áudio e vídeo, além dos registros escritos pelos professores a partir da atividade proposta. Os professores consideraram esta ferramenta uma boa possibilidade para se trabalhar em sala de aula e mostraram-se confiantes em manipular o software, bem como relataram ter conseguido aprofundar conhecimentos em relação aos conceitos de densidade. Perceberam que o aplicativo pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e assim fazer com que criem gosto pelas ciências exatas. Portanto, a formação continuada é um incentivo ao professor, para que se sinta mais preparado e seguro para utilizar estes recursos, porque na realidade atual desses sujeitos, as tecnologias ainda se apresentam como um desafio a ser superado.Palavras-chave: PhET. Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada de Professores.Downloads
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Publicado
16-11-2018
Como Citar
KLIEMANN, G. L.; BUNECKER, A.; BROCK, L.; PEREIRA DA CRUZ, R.; DULLIUS, M. M.; NEIDE, I. G.; QUARTIERI, M. T.; GERSTBERGER, A. O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, 2018. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/324. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Seção
Artigos
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