A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ÂMBITO DA COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES

Autores

  • Inez Maria Leite da Silva

Resumo

As instituições de ensino tradicionais têm sido questionadas em função das mudanças decorrentes do novo ritmo imposto pela incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no modo de vida dos indivíduos e na configuração dos empregos tradicionais. Essas mudanças requerem dos trabalhadores novas competências para transformar a informação disponível em conhecimento, integrar e interagir conforme as exigências da sociedade contemporânea. Esse novo panorama também exige dos professores novas habilidades para ensinar, mas também para interagir de forma colaborativa com os alunos e pares, tendo por meio as TIC. O presente artigo expõe parte da investigação desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, Universidade de Aveiro, Portugal. Trata-se de um estudo de caso único, de caráter interpretativo emergente, que corresponde ao acompanhamento, por meio da observação participante e entrevistas no final do processo, da utilização de ferramentas digitais no âmbito de uma disciplina de um curso de uma universidade brasileira, ocorrido no primeiro semestre do ano letivo de 2016. Alguns professores foram entrevistados com o intuito de verificar a sua percepção quanto à necessidade e importância da utilização das tecnologias digitais no espaço da sala de aula e da potencial evolução do trabalho colaborativo. Os resultados revelaram que os professores possuem dificuldades quanto ao uso da tecnologia para o desenvolvimento do trabalho colaborativo, o que configura a necessidade de formação de professores para uma efetiva integração da tecnologia digital no contexto investigado.Palavras-chave: Integração de Tecnologias. Trabalho Colaborativo. Professores. Ensino Superior.

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Publicado

16-11-2018

Como Citar

LEITE DA SILVA, I. M. A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ÂMBITO DA COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, 2018. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/317. Acesso em: 22 dez. 2024.