CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCS): possibilidades de formação continuada a distância

Autores

  • João Batista Bottentuit Junior Universidade do Minho – UMINHO

Resumo

O presente artigo discute acerca dos cursos online abertos e massivos (moocs) e suas possibilidades para a formação continuada na modalidade a distância. Apresentam-se conceitos dos referidos cursos, suas características e vantagens pedagógicas, além disto, mapeiam-se algumas instituições de ensino superior no Brasil que já ofertam cursos nesta modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTOS, Rogério Cid; BIAGIOTTI, B. MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-9, 2014.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. (2007). A Educação a Distância para a Formação ao Longo da Vida na Sociedade do Conhecimento. In Barca, A.; Peralbo, M.; Porto, A.; Silva, B.D. & Almeida L. (Eds.). Atas do IX Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. Setembro, Universidade da Coruña. La Coruña, p. 613-623.

CAIRO, A. Um mooc es uma experiência de autoeducacion: entrevista. 2013. Disponível em: <http://wwwhatsnew.com/2013/03/04/un-mooc-es-una-experiencia-de-autoeducacion-entrevista-a-alberto-cairo/>. Acesso em: 16 set. 2015.

FONSECA, M. Moocs mudam o ensino dentro e fora da universidade. 2013. Disponível em:< http://porvir.org/porpessoas/moocs-mudam-ensino-dentro-fora-da-universidade/20130404> . Acesso em: 18 abr. 2013.

GONÇALVES, Bruno Miguel Ferreira. MOOC e b-Learning: uma proposta para o mestrado em TIC na Educação e Formação do Instituto Politécnico de Bragança. Dissertação Mestrado em TIC na Educação e Formação. Escola Superior de Educação de Bragança. 2013.

MATTOS, Ana Carolina Guedes. MOOC: uma análise das produções nacionais e internacionais. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

MONTEIRO, E.; BOAVIDA, F. Engenharia de Redes Informáticas. Editora FCA, 2000.

MORGADO, L.; SPILKER, M. J.; SILVA P. Novos Ambientes de Aprendizagem PLE, MOOC, Mobile Learning. In: 2º Encontro de Bibliotecas do Ensino Superior, Aveiro, 2013.

PELIZZARI, A.; KRIEGL, M.L.; BARON, M.P.; FINCK, N.T.L & DOROCINSKI, S. I. Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba.,v. 2, n. 1.37-42 p. 2001/2002.

SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace, July 25, 2012.

SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. 2004. Disponível em: <http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm>. Acesso em: 13 Set. 2015.

SILVA, José Carlos Teixeira da. Tecnologia: conceitos e dimensões. Livro de Atas do XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, ENEGEP 2002, Curitiba: Associação Brasileira de Engenharia de Produção. 2002. Disponível em:< http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR80_0357.pdf>. Acesso em:

SILVA, L. REMOALDO, P. Introdução a Internet. Lisboa: Editorial Presença. 1995.

SILVA, Siony da. Mooc Como Ambiente de Aprendizagem?. Revista Sinergia, São Paulo, v15, nº2, 121-125, abr/jun 2014. Disponível em: < http://www2.ifsp.edu.br/edu/prp/sinergia/complemento/sinergia_2014_n2/pdf_s/segmentos/artigo_05_v15_n2.pdf>.Acesso em 12 set 2015.

SILVA, Ana Maria Costa e. A formação contínua de professores: Uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação. Revista Educação & Sociedade, ano XXI, nº 89 72, Agosto. 2000. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4195.pdf.>. Acesso em 12 set 2015.

SILVA, M. O. ;VITÓRIA, M. I. C. . Formação continuada de professores: concepções e entendimentos de professores de um Curso de Hotelaria. 2012. IX ANPED Sul. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/v iewFil e/22/547. Acesso em: 12 set. 2015.

SIMÃO, A. Estudo Acompanhado: Uma Oportunidade para Aprender a Aprender. In Ministério da Educação, Novas Áreas Curriculares, (pp. 67-90). Lisboa: Departamento da Educação Básica. 2002

SANTOS, A.; C. TRISTÃO. As TIC e o Desenvolvimento de Competências para Aprender a Aprender: um estudo de caso de avaliação do impacte das TIC na adopção de métodos de trabalho efectivos no 1º Ciclo EB. Dissertação (Mestrado) Aveiro: Universidade de Aveiro. 2007

SIMÕES, A. Avaliação de sites de Matemática e implicações na prática docente. Dissertação de Mestrado em Educação, especialidade em Tecnologia Educativa. Universidade do Minho. 2005.

SOUZA, M. J. G. Mooc de geometria: discussões e proposta de um modelo para a educação básica. Dissertação (Mestrado) Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2015.

SMITH, L., 5 Education Providers Offering MOOCs Now or in The Future. EducationDIVE, 2012. Disponível em <http://www.educationdive.com/news/5-moocproviders/44506/>. Acesso em 19 de ago. 2015.

WERTHEIN, Jorge A sociedade da informação e seus desafios. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2015.

YUAN, L., POWELL, S., E CETIS, J. MOOCs and open education: Implications for higher education. Cetis White Paper 2013. Disponível em: <http://www.smarthighered.com/wpcontent/uploads/2013/03/MOOCs-and-Open-Education.pdf>. Acesso em: 19 de ago. 2015.

Downloads

Publicado

27-10-2015

Como Citar

JUNIOR, J. B. B. CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCS): possibilidades de formação continuada a distância. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/2. Acesso em: 22 dez. 2024.