EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: desafios e possíveis diálogos

Autores

  • Fernanda Ribeiro Barros

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar parte do percurso histórico da educação e os desafios que o espaço escolar tem encontrado em relação às mídias e dispositivos móveis. A pesquisa teve início a partir de um levantamento bibliográfico em que os conceitos de comunicação, cotidiano e mídias foram discutidos. Vale ressaltar, que com a modernização dos aparelhos celulares ou outros dispositivos móveis as tecnologias móveis de comunicação abrangeram as mais diversas funções e possibilidades para as várias realidades cotidianas, sobretudo para atender aos jovens. Assim, os dispositivos móveis estão para uma comunicação cada vez mais eficaz e rápida e realizam também oportunidades de distração, entretenimento e comunicação com contatos familiares ou pessoas de qualquer lugar do mundo através dos mais variados aplicativos de redes sociais. Tal mobilidade é a chave principal destes dispositivos já que em qualquer lugar é lugar para se comunicar. A mobilidade também facilita as trocas cotidianas de acordo com o ritmo altamente agitado e veloz da sociedade atual e dos novos comportamentos. Deste modo, para alcançar os resultados foram considerados dados estatísticos de pesquisas relacionadas ao uso da Internet através dos dispositivos móveis e acesso às redes sociais. Nos resultados, foi possível compreender e apurar que a escola precisa reinventar as práticas pedagógicas possibilitando o diálogo com as mídias e a mediação entre os saberes formais e informais.Palavras-chave: Escola. Mídias. Cotidiano. Reinvenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

RIBEIRO BARROS, F. EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: desafios e possíveis diálogos. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/160. Acesso em: 23 nov. 2024.