ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line
Resumo
O jogo on-line Papo Reto está ancorado na proposta crítico-emancipatória para o diálogo com adolescentes sobre sexualidade, na perspectiva de gênero. Pressupõese a sua potência para a abordagem da violência nas relações de intimidade. Este estudo teve como objetivo compreender os limites e possibilidades de um jogo on-line para a abordagem da temática violência no namoro com adolescentes. Trata-se de um estudo analítico, de abordagem qualitativa, que avaliou os discursos de adolescentes acerca da experiência com o jogo. Participaram da pesquisa 23 adolescentes estudantes do Ensino Médio de São Paulo, SP. Os dados foram coletados por meio de Oficinas de Trabalho e analisados segundo o enfoque da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o Jogo Papo Reto é potente para a abordagem da temática da violência nas relações de intimidade na perspectiva de gênero, entretanto, revelou discursos reiteradores de normas sexistas e, de reprodução da violência pelos adolescentes. Assim, constatou-se a potencialidade do jogo on-line para a abordagem da temática e, ao mesmo tempo, o jogo revelou necessidades de problematização de alguns temas mobilizados pelo jogo, a partir da perspectiva de gênero. Os resultados revelaram discursos de superação e também de reiteração da violência, fenômeno cuja concepção hegemônica da sociedade ainda naturaliza. As limitações do estudo foram principalmente porque envolveu um reduzido número de participantes em um tempo relativamente curto.Palavras-chave: Adolescente. Teoria do Jogo. Identidade de gênero. Sexualidade.Educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-03-2017
Como Citar
GUEDES DE OLIVEIRA, R. N.; SERPA DA FONSECA, R. M. G. ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE: uma abordagem lúdico-educativa por meio de um jogo on-line. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/155. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.