COMPARAÇÃO DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro UFRGS
  • Paulo Augusto Freitas Cabral Junior UFRGS

Resumo

Este artigo apresenta uma comparação entre dois exemplos de sistematização de processos de produção de vídeos educacionais, desenvolvidos em projetos de educação a distância de instituições de ensino superior, sob a luz de produções acadêmicas e dos processos clássicos de realização audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mára Lúcia Fernandes Carneiro, UFRGS

Engenheira Química – UFRGS Especialista em Informática na Educação – PUCRS Mestre em Ciência da Computação - PPGCC-PUCRSDoutora em Informática na Educação - PPGIE-UFRGS

Paulo Augusto Freitas Cabral Junior, UFRGS

Doutorando do Programa em Informática na Educação da UFRGS Graduado em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

Referências

ASCHER, Steven, PINCUS, Edward. The Filmmaker´s Handbook: A Comprehensive Guide for the Digital Age. 4 ed.. New York, PLUME – Penguin Group Inc., 2013.

AUMONT, Jacques. A Imagem, São Paulo, Ed. Papirus, 1993.

CATELLI, Rosana Elisa. Cinema e Educação em John Grierson, Aruanda. Lab.doc. Disponível em. Acesso em: 18 set. 2015.

COUTINHO, Laura Maria. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. 60 horas —Brasília : Universidade de Brasília, 2006. 92 p.:il

CRUZ, Dulce Márcia da. A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente. ETD - Educação Temática Digital 8, esp., p. 23-44, 2007.. Disponível em: . Acesso em 10 ago. 2015.

FERRÉS, Joan. Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FIELD, Syd. Os Exercícios do Roteirista (The Screenwriter´s Workbook). Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 1996.

GRASSI, Andre Soares, EWALD, D. G. Educação a Distância e Pesquisa de Tecnologias Educacionais no CESUP/UFRGS: 2008-2014. Cuarta Conferencia de Directores de Tecnología de Información, TICAL2014 Gestión de las TICs para la Investigación y la Colaboración. Anais… Cancún, 26- 28 mayo 2014.

MAZZEU, Ian Rittmeister; AMBRÓZIO, M. D.. Processos de Produção e Distribuição de Vídeos na SEAD-UFSCar. SIED – Simpósio Internacional de Educação a Distância. EnPED – Encontro de Pesquisadores em EAD. UFSCar, 10 a 22 set., 2012.

ORTEGA, Patrícia Raquimán. . Representaciones sobre el cambio en el uso de las tic. Relatos de vida de profesores. Revista Iberoamericana de Educación. n 65, p. 75-90, 2014.

ROSE, Diana. Análise de Imagem me Movimento. In: BAUER, M.W., GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som, um manual prático. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SPANHOL, Greicy K., SPANHOL, Fernando J., (2009). Processos de Produção de Vídeo-Aula. Revista Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS. v. 7,n. 1, Julho, 2009.

TIMM, Maria I.; ROLIM, Odilon.; LONGHI, Maghali.T.; FERNANDES, Luis.F.; EWALD, D.G.; CABRAL Jr, Paulo. A.F.; FERREIRA FILHO, R.C.M.. Gestão de EAD: projeto de infra-estrutura e atividades de planejamento ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 7, Gramado, RS. Anais... 2008. (CD-ROM).

Downloads

Publicado

06-11-2015

Como Citar

CARNEIRO, M. L. F.; JUNIOR, P. A. F. C. COMPARAÇÃO DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCACIONAIS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/13. Acesso em: 24 nov. 2024.