TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICs: reflexões a partir de uma experiência em Educação a Distância -EaD
Resumo
Neste artigo, refletiu-se sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs nos contextos formativos de professores da educação a distância e presencial, visualizando as inelutáveis mudanças a serem incorporadas nas práticas pedagógicas. Para tanto, partiu-se de uma experiência como coordenadora pedagógica de um polo de apoio presencial de Educação a Distância - EaD por 11 anos. Delimitou-se como questão norteadora: qual a importância da intermediação pedagógica das TICs na formação de professores nas modalidades de ensino presencial e a distância? Destacou-se como objetivo geral: analisar a importância da utilização pedagógica das TICs na formação e no desenvolvimento profissional de professores. Nesta pesquisa qualitativa, utilizou-se como instrumento uma entrevista com 06 professores formadores e um questionário para 30 estudantes. Fundamentou-se em teóricos, como: Belloni (2003); Lévy (2003); Totterdell (2006); Nascimento (2008); Kenski (2003); García (2011); entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para os avanços tecnológicos, digitais e a necessidade da utilização pedagógica das TICs, sendo visíveis as mudanças do perfil dos estudantes que atuam com mais autonomia. Assim, a formação, associada às TICs, favorece a aprendizagem dos envolvidos no processo, permitindo interação, em que a socialização e a construção do conhecimento é realizada de forma interventiva, sendo imprescindível o professor adquirir novos saberes. Observou-se o crescimento da oferta de cursos em EaD nas agências formadoras e maior acesso às TICs, o que exige novas práticas dos professores e estudantes, que devem assumir funções inovadoras nos ambientes de aprendizagens, pois a educação na atualidade não se restringe a um espaço físico determinado. Sugeriu-se que sejam superados os desafios da democratização das TICs naformação de professores, que estão relacionados às pessoas, tecnologias, intermediações e a percepção da importância das TICs.Downloads
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