COORDENADORA DO UEMANET PARTICIPA DE 27º CIAED

A Professora Dra Ilka Serra, do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, foi uma das debatedoras convidadas do evento.

No período de 20 a 24 de março, aconteceu o 27º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância em Fortaleza-CE. O evento contou com a participação da Profa Dra Ilka Serra, coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A coordenadora compartilhou um pouco dos conhecimentos e experiências da universidade na condução da educação mediada por tecnologias.

O CIAED é um dos principais fóruns de discussão sobre a educação a distância e tem como objetivo promover o debate sobre a prática e o desenvolvimento de projetos em EaD nas suas mais variadas possibilidades e formas. No evento, a professora Ilka participou de duas mesas, que abordaram a educação híbrida. Na mesa de abertura, com o tema “A Importância da EaD e da Educação Híbrida”, ela teve a companhia dos professores Carlos Longo – ABED, José Erigleidson da Silva – Escola Judicial TRT2, Viviane Goi – VG Educacional e Luciano Sathler– METODISTA. Na segunda mesa, a discussão foi sobre ensino híbrido, blended ou simultâneo. A participação contou também com os professores Romero Tori – USP, Antonio Moreira e Leonel Morgado, Universidade Aberta de Portugal, e a consultora Betina Von Staa.

Na oportunidade, a professora abordou questões relacionadas à atualidade do ensino superior público. “É fundamental que possamos pensar a educação com foco na qualidade do aprendizado. Esta é uma questão cada vez mais prioritária para as IES públicas, considerando que a EaD é hoje uma tendência que permite inúmeras possibilidades”, comentou a coordenadora do UEMAnet. “Nesse aspecto, é essencial pensarmos na aprendizagem híbrida e nos diferentes modelos pedagógicos que os professores podem conhecer para o melhor desempenho dentro de sala de aula, seja física ou digital”, completou a professora.