UEMANET RECEBE PRÊMIO ODS UEMA – PROFESSOR JOSÉ OSCAR DE MELO

Núcleo de Tecnologias para Educação ganhou destaque pela atuação na promoção de ações de sustentabilidade.

O Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) foi um dos homenageados com o prêmio “ODS UEMA – José Oscar de Melo Pereira”, concedido durante o Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA. O simpósio integra a programação da Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizada no período de 6 a 10 de dezembro. Premiado na categoria Gestão ODS, o UEMAnet ganhou destaque pela atuação na promoção de ações de sustentabilidade.

Para a professora Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet, receber um prêmio com o nome do saudoso professor José Oscar de Melo é uma honra. “Como colega de trabalho, José Oscar foi uma inspiração pela forma como sempre valorizou e incentivou a construção coletiva, o trabalho em equipe e a realização conjunta. O compromisso dele com o planejamento institucional e resolução de problemas, visando o melhor para a universidade e, consequentemente, para a transformação da vida das pessoas é um modelo que seguimos com muita satisfação”, comentou a professora.

O prêmio reconhece as práticas sustentáveis promovidas pelas equipes, servidores, docentes e discentes da universidade. Ações que valorizem a conscientização, evitem desperdício de recursos, promovam a qualidade de vida e estejam em alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável são algumas das questões observadas. A premiação é promovida pela Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Superintendência de Gestão Ambiental e Comissão ODS Uema.

“Esta premiação destaca o trabalho que realizamos na gestão do UEMAnet e também o que a UEMA tem se proposto a fazer na área da sustentabilidade”, comentou a professora. “Pensar em sustentabilidade significa, também, incentivar e desenvolver processos voltados para a formação de pessoas. A educação sustentável é, atualmente, um dos temas mais relevantes para a sociedade, por incentivar mudanças comportamentais e a atenção com o mundo em que vivemos. É uma possibilidade de atingir um ecossistema educacional que possa contribuir individual e coletivamente para um futuro sustentável”, finalizou a professora.

O reitor da UEMA, professor Gustavo Costa, comemorou e destacou a importância de ações desta natureza. “Esta iniciativa tem sido capaz de identificar boas práticas que se traduzem em projetos que coadunam perfeitamente com o significado da Agenda 2030 e que se caracterizam como uma efetivação no âmbito da UEMA dos ODS como uma diretriz estratégica. O prêmio é uma forma de reconhecer quem fez e quem faz, e também incentivar que outros possam contribuir também. Pensar em ODS significa que não basta participar, é preciso se comprometer”, comentou o reitor.