UEMA RECEBE VISITA DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Os professores Suzana Gilioli, Bruno Barreto e Adriana Martins conheceram os processos e projetos mediados por tecnologias, desenvolvidos pela universidade.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu a visita de um grupo de professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A coordenadora UAB, Profa Suzana Gilioli, o coordenador do curso de Música, Prof. Bruno Barreto e a docente do curso de Música, Profa Adriana Martins, vieram ao Maranhão conhecer um pouco mais sobre a estrutura da universidade no que diz respeito à organização dos processos e projetos mediados por tecnologias. Na UEMA, o grupo foi recepcionado pela equipe do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMAnet), responsável pela articulação de experiências e projetos mediados por tecnologias, desenvolvidos pela universidade.

A UEMA tem expertise no assunto, considerando que foi uma das instituições pioneiras na Região Nordeste a perceber a modalidade EaD como uma forma de ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior no país. Acompanhando as principais tendências na área e desenvolvendo novas opções tecnológicas, o UEMAnet faz o intermédio de ações e atividades educacionais que sejam mediadas por ferramentas tecnológicas. O núcleo também apoia a operacionalização e realiza o acompanhamento dos cursos ofertados na modalidade a distância, entre graduação, pós-graduação, educação profissional e cursos livres e de extensão, entre outros. A gestão do UEManet está organizada de forma descentralizada, dispondo atualmente de 42 Polos de Apoio Presencial, distribuídos por quase todo território maranhense. Da região metropolitana à baixada maranhense, do norte ao sul do estado do Maranhão.

Durante a visita, os professores da UFT puderam entender o funcionamento dos processos, os inúmeros projetos desenvolvidos pelo núcleo, as competências e desafios de cada uma das áreas que compõem o setor, além de conhecer mais especificamente o Curso de Música EaD. A visita teve um saldo muito positivo para os participantes, porque permitiu o compartilhamento de experiências e conhecimentos. “Aprendemos muito nessa visita à UEMA”, comentou a professora Suzana Gilioli. “Ficamos honrados com a recepção e encantados com a estrutura tecnológica da universidade e gestão do núcleo”, completou a professora.