PROGRAMA EDUCAÇÃO EM REDE DA UEMA ESTREIA NA TV EDUCAÇÃO

Parceria entre a Universidade e o Governo do Estado visa contribuir para conectar os estudantes ao conhecimento e promover o acesso à informação.

No dia 07 de julho estreia o Programa Educação em Rede, uma produção da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), cuja programação prevê debates e reflexões de temas relacionados à educação, incluindo reportagens e documentários sobre aspectos sociais e culturais que perpassam o contexto da sociedade contemporânea. Esta iniciativa visa conectar os estudantes ao conhecimento com a criação de um ambiente inovador de inclusão, interligando educação a distância, educação presencial e educação híbrida, numa perspectiva de educação colaborativa, em rede.

As tendências têm mostrado que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em todos os setores da sociedade e na educação surge como uma forte aliada. Exemplo disso são as aulas remotas que estão acontecendo atualmente, pelo mundo afora, por força do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid 19.

Nessa perspectiva, o Programa Educação em Rede será exibido na TV Educação – Caminho para o Saber, disponibilizado pelo Governo do Maranhão e se propõe a ampliar o acesso à educação, auxiliando os estudantes maranhenses com aulas remotas, na tentativa de minimizar os efeitos da pandemia na educação, ao mesmo tempo em que busca a igualdade de oportunidades para todos, em prol de uma sociedade mais inclusiva.

Lançada em março deste ano, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação, a TV já alcança São Luís e região metropolitana, Imperatriz e região, Codó, Balsas, Caxias, Timon e Açailândia, com a expectativa de expansão para outras regiões do estado e beneficiar um maior quantitativo de estudantes.

“Com esta parceria, reiteramos o compromisso da UEMA com a democratização da educação e a possibilidade de levar informação, ofertando conhecimentos de qualidade para o maior número de pessoas no Maranhão”, comentou o Reitor da UEMA, professor Gustavo Costa. “A perspectiva de possibilitar uma educação aberta e inclusiva nos traz imensa satisfação com o trabalho que desenvolvemos e com as oportunidades que viabilizamos com as tecnologias digitais. Através da TV Educação, esperamos levar informação, atualidades e cultura para os estudantes e, assim, contribuir para reduzir consequências provocadas pela pandemia, que continua tendo tanto impacto na área da educação”, afirmou o Reitor.

No episódio de estreia, Educação em Rede exibe o documentário “Quem vai querê? Histórias e Memórias dos Pregoeiros de São Luís”. O Programa contará, também, com a participação das professoras Ellen Moreira, idealizadora do documentário, Elizabeth Abrantes e Heridan Guterres. Além disso, terá uma entrevista exclusiva com a psicóloga Thayara Coimbra com orientações sobre escolha da profissão e uma dica imperdível de leitura com a advogada e influenciadora digital Thaynara OG, entre outras programações.

O Programa Educação em Rede será exibido todas às quartas-feiras no horário das 19h às 20h, com reprises sempre aos sábados. Programação e frequência de cada região podem ser conferidas através dos canais oficiais da UEMA, nas redes sociais e site.