UEMANET RECEBE SELO DE BOAS PRÁTICAS

Prêmio foi conquistado pelo empenho na implantação de práticas sustentáveis no núcleo e divulgado durante o Semeia 2021.

O Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) recebeu o Selo Boas Práticas, premiação promovida pela Superintendência de Gestão Ambiental (AGA/UEMA) da Universidade Estadual do Maranhão. O resultado foi divulgado durante a cerimônia de encerramento da Semana do Meio Ambiente da UEMA, o Semeia 2021. O prêmio tem como objetivo reconhecer as práticas sustentáveis desenvolvidas por gestores, servidores, docentes e discentes nos setores e campus da universidade. Além do UEMAnet, completaram o ranking de finalistas a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSSA). 

Entre os critérios de avaliação, foram observadas questões como uso racional de recursos, sensibilização dos colaboradores, qualidade de vida no ambiente de trabalho e gestão de resíduos, entre outros. Desde o período pré-pandemia, o UEMAnet já se empenhava na implantação de ações e medidas sustentáveis dentro do setor. Substituição de copos descartáveis por canecas reutilizáveis, redução de desperdício de papel e outros materiais, descarte consciente de resíduos e lixo eletrônico e até a manutenção de uma área verde dentro do prédio para maior integração entre os colaboradores foram algumas das ações destacadas. 

Para a professora Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet, o selo é um prêmio pelo esforço coletivo dos colaboradores e alunos. “O nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável não seria possível sem a vontade e o empenho de todos os envolvidos”, comentou a professora. “O prêmio é o reconhecimento da seriedade com que tratamos esse assunto, da conscientização que promovemos continuamente e da responsabilidade constante em aprender e agir pela sustentabilidade. A oportunidade de concorrer com a PROPLAD e CCSA, que também apresentaram projetos incríveis, dá ainda mais valor à essa conquista”, finalizou a professora.