UEMA RECEBE LANÇAMENTO DO LIVRO “A CIDADANIA DIGITAL”

A obra do professor Massimo Di Felice (ECA/USP) será apresentada ao público maranhense no dia 04/06 pelo canal do Youtube do UEMAnet.

Na próxima sexta-feira, dia 04, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), recebe o Prof. Dr. Massimo Di Felice (ECA/USP) para uma conversa sobre o seu mais novo livro, “A Cidadania Digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais”. Mediado pela Profa Dra Ilka Serra, coordenadora do UEMAnet, o encontro será transmitido ao vivo pelo canal do núcleo no YouTube, a partir das 18h. 

Ambos os professores integram a Rede RIEOnLIFE, uma rede internacional composta de professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras e internacionais que estuda e acompanha a transformação digital na educação. O objetivo é conectar pesquisadores, professores e alunos para, partindo do conhecimento de diversas realidades educacionais, entender melhor e configurar o novo ecossistema de inovação na educação. 

“Um dos motivos que torna a Rede RIEOnLIFE tão relevante é justamente a possibilidade de ampliar e expandir o conhecimento por diversos territórios”, comentou a professora Ilka Serra. “Por isso, o lançamento no Maranhão de uma produção tão sobressalente é importantíssimo. A UEMA, por meio de seu núcleo de tecnologias para educação, sempre visa acompanhar a vanguarda do conhecimento digital. Atitude que enriquece o trabalho que realizamos e, como consequência, pode contribuir para a melhoria da educação em nosso estado”, finalizou a professora.

Sobre o livro “A Cidadania Digital”

As transformações que interessam ao terceiro milênio não têm a ver apenas com as alterações de nossa maneira de pensar e de nossos hábitos. Muito mais interessam as reconfigurações de nossa condição habitativa. As últimas gerações de tecnologias digitais, as mudanças climáticas e a pandemia contribuíram para a definitiva alteração da morfologia de nossa comunidade.⠀

Diante dessas transformações, a ideia ocidental de sociedade baseada no contrato entre cidadãos e limitada ao convívio e à ação dos sujeitos humanos, assim como aquela de uma cidadania baseada apenas nos direitos fundamentais das pessoas tornam-se inadequadas.⠀

A cidadania digital é hoje um âmbito de pesquisa transdisciplinar que se concentra sobre a superação do projeto político ocidental e o início de uma nova cultura de governança em redes complexas, caracterizadas por interações em arquiteturas não mais compostas apenas pelo sujeito e objeto.