UEMA ABRE INSCRIÇÕES PARA PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E ENSINO

O processo seletivo é voltado para graduados em Letras e áreas afins. As inscrições acontecem até o dia 06 de abril.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG/UEMA), torna público o edital do processo seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura e Ensino, modalidade a distância. O curso, assim como seu processo seletivo, será intermediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet). As vagas ofertadas são financiadas pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB/CAPES e pela própria UEMA. As inscrições acontecem até 06 de abril e podem ser realizadas pelo site seletivos.uemanet.uema.br.

O Curso de Pós-Graduação em Literatura e Ensino tem como objetivo formar especialistas em Literatura, proporcionando o aprofundamento e a atualização dos conhecimentos na área, dando foco ao ensino de literatura e ao desenvolvimento de competências e habilidades para promover a formação continuada para professores de Letras. O curso é voltado para licenciados em Letras e áreas afins, tem duração de 18 meses e possui carga horária de 420h. 

“O Curso surgiu para atender a uma demanda cada vez mais crescente de licenciados em Letras à espera de oportunidades de especialização na área”, explicou a professora Ilka Serra, coordenadora do UEMAnet. “Principalmente se considerarmos o contexto atual, a exigência de qualificação docente e a formação continuada de professores é imprescindível para proporcionar melhorias e mudanças necessárias no processo educacional”, completou a professora. 

Para a diretora do Curso, Professora Silvana Pantoja, do Campus de Timon, esta pós-graduação é uma oportunidade para quem busca formação na área de Letras, com foco em Literatura e Ensino. “O aprofundamento teórico é importante para que os profissionais atinjam um nível de amadurecimento intelectual e contribui diretamente para uma maior qualificação profissional e melhor orientação nas práticas do dia a dia. Dessa forma, esperamos que o curso possa representar uma valiosa formação para professores e pesquisadores sobre o ensino e a aprendizagem de literatura no cenário educacional atual”, comentou a diretora. 

Ao todo, 510 vagas estão abertas nos municípios de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Caxias, Coelho Neto, Colinas, Imperatriz, Itapecuru, Lagoa da Pedra, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Zé Doca e São Luís. Para participar do seletivo, o candidato deve ser portador de diploma de Licenciatura em Letras e áreas afins e ser residente no município para o qual deseja concorrer. Todas as informações sobre requisitos obrigatórios, documentação necessária e etapas de seleção estão disponíveis no edital do curso. 

Pós-Graduação em Literatura e Ensino

Edital: edital nº 08/2021 PPG/UEMA

Site: seletivos.uemanet.uema.br

Inscrições até 06/04