UEMA LANÇA CURSO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

O curso de aperfeiçoamento é fruto da parceria entre a universidade e a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

UEMA, por meio do UEMAnet, realiza a aula inaugural do curso de aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), realizou a aula inaugural do curso de aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador, modalidade EaD. O curso é fruto da parceria entre a universidade e a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES/MA).

O Curso em Vigilância em Saúde do Trabalhador é voltado para servidores da SES/MA, técnicos das Secretarias Municipais de Saúde, Membros dos Conselhos Municipais e Estadual da Saúde, estudantes universitários e profissionais da saúde. A iniciativa visa promover o fortalecimento e a preparação de profissionais para uma melhor atuação na área de vigilância em saúde e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades maranhenses e em geral, assistidas pelas ações de saúde. Ao todo 400 vagas foram ofertadas para profissionais de saúde do Maranhão e, também, profissionais de outros estados brasileiros.

Para o professor Gustavo Costa, Reitor da UEMA, o curso inicia suas atividades num momento muito simbólico de associação entre ciência e saúde em prol da vida. “Este curso traz a conciliação de três aspectos muito importantes: a Ciência, como método, técnica e experimentação; a Saúde, como campo do conhecimento que vocês escolheram para se dedicar profissionalmente; e as Tecnologias, que serão cada vez mais incorporadas aos nossos afazeres familiares, institucionais e educacionais. Hoje, a UEMA disponibiliza o conhecimento no uso de tecnologias em favor da educação, para que junto com a SES/MA, possamos promover a qualificação permanente e contínua dos profissionais de saúde que atuam neste estado e nos demais territórios nacionais”, comentou o Reitor.

“O curso não foi pensado agora, com a pandemia. Na verdade, a Secretaria de Saúde procurou a UEMA há aproximadamente dois anos. Durante esse tempo, conversamos e ajustamos a proposta até a finalização do projeto, que se consolida nesta aula inaugural”, explicou a professora Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet. “Considerando a atual conjuntura, marcada pela crise da pandemia e seus efeitos na vida das pessoas, podemos perceber a necessidade de investimentos voltados para a área da saúde. Neste contexto, o investimento em conhecimento e na preparação de profissionais para atuarem em diferentes frentes de trabalho em prol da saúde dos trabalhadores é de suma importância”, afirmou a professora.

Para o professor Luciano Mamede, chefe do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, o curso é uma oportunidade para promover melhorias na área. “Eu tenho certeza que com toda a dedicação demonstrada pelas equipes da SES/MA e UEMA, vamos conseguir atingir o nosso objetivo: propagar e fortalecer uma saúde voltada ao trabalhador mais intensa e pulverizada em todo o território maranhense. Juntos, podemos melhorar a prevenção de doenças e agravos e mudar o cenário não apenas do estado do Maranhão, mas de todos os estados brasileiros”, disse o professor, emocionado.

Também marcaram presença na solenidade o professor Walter Canales, Vice-Reitor da UEMA, Waldeise Pereira, secretária adjunta da Política de Atenção Primária de Vigilância em Saúde e Edmilson Diniz, superintendente de Vigilância Sanitária. A palestra de abertura foi ministrada pelo Professor Ewerton Carneiro, especialista em Engenharia Ambiental e analista master de Segurança e Saúde e contou com a participação de alunos do curso e demais convidados. O palestrante discorreu sobre as perspectivas do profissional diante da nova realidade.

Novidades à vista

Além do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador, a UEMA, por intermédio do UEMAnet, tem o lançamento confirmado de mais dois cursos na área da saúde. A Pós-Graduação Lato sensu em Enfermagem Obstétrica e o Curso Técnico em Vigilância em Saúde, ambos na modalidade a distância, têm previsão de lançamento ainda no primeiro semestre de 2021.

O primeiro curso é voltado exclusivamente para graduados em Enfermagem, com vagas estendidas a todo território maranhense. O curso vai qualificar os profissionais para atuação na assistência integral à saúde da mulher nas diversas fases do ciclo reprodutivo. Já o segundo curso, que integra o Pronatec, do qual a UEMA é parceira desde 2011, visa contribuir para a promoção da qualidade de vida e redução de riscos e agravos que afetam a saúde da população. O público-alvo do curso técnico são jovens e adultos maranhenses, que tenham concluído o ensino médio.