Seminário Pontes Entre Presencial e Digital tem balanço positivo

Com um público de mais de 400 pessoas ao vivo por sessão e quase 5 mil visualizações, o Seminário Pontes Entre Presencial e Digital foi um sucesso absoluto. Fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade de Coimbra, o seminário reuniu professores e pesquisadores brasileiros e portugueses para debater e trocar experiências sobre a educação a distância em tempos de coronavírus.
Para a professora Ilka Serra, coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) e uma das idealizadoras e organizadoras do seminário, as discussões foram muito produtivas. “Tivemos debates de altíssimo nível e pudemos aprender muito com as discussões”, comentou a coordenadora, que ainda completou: “O professor não pode ter medo de aprender e precisa estar aberto à cooperação, a desenvolver habilidades e competências que vão contribuir para o aprendizado de nossos alunos”. 


O sucesso das transmissões não foi exatamente uma surpresa, para a coordenadora, considerando os profissionais renomados envolvidos no projeto. O resultado final, porém, acabou superando as expectativas iniciais. “No que diz respeito ao alcance e ao engajamento do público, o resultado foi muito satisfatório. E mostrou como o público, de um modo geral, tem buscado assistir pessoas sérias e, principalmente, pesquisadores comprometidos com a educação de qualidade no Brasil e em Portugal”, comentou a professora Ilka.


Ao todo, o seminário contou com 04 sessões de debate, totalmente online, que abrangeu temas variados como formação de professores para o uso de tecnologias digitais, a educação informal e as inovações pedagógicas, práticas em sala de aula e experiência docente no uso de tecnologia e gamificação na educação. Todos temas importantes, principalmente no cenário atual. 


As transmissões continuam disponíveis nos links abaixo: 


1ª sessão: Formação de professores para o uso de tecnologias digitais e para o Design Instrucional – https://www.youtube.com/watch?v=6Lf_gvaOAfA
2ª sessão: Educação Informal e Inovação Pedagógica no processo educativo – https://www.youtube.com/watch?v=CvDMNlChwTg
3ª sessão: Práticas em sala de aula e uso de tecnologia digital para potenciar o processo educativo – https://www.youtube.com/watch?v=_MH5isMxPIM
4ª sessão: Ambientes multimodais e gamificação da educação – https://www.youtube.com/watch?v=r-e2iKaniZ8