UEMA realiza aula inaugural do Curso Técnico em Hospedagem

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet realizou, na noite da última sexta –feira 12.02, a aula inaugural de três Cursos Técnicos (Informática, Redes de Computadores e Hospedagem) em 11 Polos de Apoio Presencial, distribuídos em diferentes municípios do Estado, inclusive na capital.

A aula foi proferida do auditório do UEMAnet onde se fizeram presentes os alunos do Curso de Hospedagem do Polo Paulo VI, os tutores,  e toda Equipe Técnica do Núcleo.

A solenidade de abertura foi presidida pela Coordenadora Geral do UEMANET, a Professora Ilka Márcia Ribeiro Serra, que se fez acompanhar das Professoras Zélia Varela, Eliza Flora, Lourdes Paula, do Professor Fábio Abreu e da Professora convidada para proferir a palestra, Marilene Bezerra Sabino.

O Curso Técnico em Hospedagem é uma novidade entre os cursos ofertados a distância pela UEMA. Foram matriculados nesse curso 550 alunos, sendo uma turma em São Luís, com 50 alunos. A Coordenadora Geral do UEMAnet Ilka Márcia Serra, ressaltou a importância da formação de profissionais nessa área para impulsionar o setor hoteleiro. Destacou ainda: “Sinto-me alegre em recebê-los, é uma grande satisfação para UEMA iniciar o ano com novos cursos, novos alunos, e espero que esses cursos possam abrir portas para vocês no mercado de trabalho. Estudem muito e brevemente nos encontraremos na colação de grau. Sejam todos bem-vindos a UEMA”. Finalizou.

A Prof.ª Marilene Sabino Bezerra em sua palestra, fez uma importante abordagem sobre “O profissional Técnico em Hospedagem”.  Na oportunidade, explanou o que faz o profissional em hospedagem: “O técnico em hospedagem é o profissional que gerencia serviços em meios de hospedagem e alimentação, promove vendas e marketing, executa rotinas administrativas, gerencia e supervisiona recursos humanos, financeiros, saúde e segurança no trabalho, planeja, organiza e supervisiona eventos e prioriza o cuidado com os clientes.” Completou ainda.  “O Técnico em Hospedagem pode atuar nas mais variadas formas de hospitalidade. O seu campo de atuação é vasto, destacando: hotéis, pousadas, ressortes, complexos turísticos, parques temáticos, hospitais, clinicas, spas, casas de repouso, colônias de férias, navios, cruzeiros, plataformas de petróleo, flats, condomínios entre outros”. Afirmou.

A aula inaugural dos cursos técnicos foi finalizada com a apresentação da Equipe do e-Tec pela Professora Zelia Varela. Foi ainda, apresentado um vídeo com a mensagem de boas-vindas do Professor Mivaldo Alvares, Coordenador Adjunto do e-Tec/UEMA, que nesse momento se encontrava participando da aula inaugural em Barreirinha: “Desejo aos novos alunos ótimos estudos, pois o ensino a distância requer muita disciplina e dedicação, sejam todos muito bem-vindos”.  Encerrou.

IMG_0552IMG_0571