UEMA realiza Seminário Estadual de Tutores no Dia Nacional da EaD

seminario de tutores

Aconteceu nesta segunda-feira (27/11) o Seminário Estadual de Tutores da UEMA, no Auditório Alberto Abdalla da Fiema em São Luís. Aproximadamente 400 professores que exercem tutoria nos 35 polos e centros da Universidade Estadual do Maranhão estiveram presentes durante o evento, cuja programação contou com palestras e mesas redondas sobre o tema: Os Desafios da EAD: ressignificando teorias e práticas.

Estiveram na cerimônia de abertura Prof Walter Canales Sant’ana – Vice-Reitor da UEMA representando o Prof. Gustavo Pereira da Costa – Magnífico Reitor da UEMA; o prof. Marcelo Cheche Galves -Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, e a Profa Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra – Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias Para Educação-UEMAnet, além de representantes da Educação a Distância – Ead da Ufma e Ifma.
O Vice-Reitor Walter Canales iniciou sua fala ressaltando que os programas de EaD da UEMA têm sido elogiados em vários encontros fora do estado em que ele esteve presente. “Presenciei várias outras Universidades, até de lugares mais desenvolvidos, querendo conhecer nossas experiências em EaD. Isso mostra o quanto estamos bem posicionados na realidade da educação mediada por tecnologias” assinalou o Vice-Reitor.
Hoje, o UEMAnet conta 455 tutores presenciais e on-line para Graduação, Especialização e Aperfeiçoamento que atuam em 35 Centros e Polos da UEMA por todo o Maranhão.
O Seminário Estadual de Tutores da UEMA  faz parte da política de EaD, cujos cursos são intermediados pelo UEMAnet. Foi um momento de capacitação e constante troca de experiências entre os atores que estão envolvidos diferentes programas de EaD.

A realização do Seminário, nesse dia fez parte da celebração do Dia Nacional da Educação a Distância. Essa data foi instituída desde 2012 pela Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED.
“A UEMA entende que a EaD é uma abordagem educacional que vem crescendo muito no Brasil e no mundo e o Maranhão vem acompanhando esse crescimento com muito cuidado pelo compromisso que tem com uma educação de qualidade” ressaltou a Prof. Ilka Serra, que coordena o UEMAnet, que este ano comemora 19 anos de EaD.
A programação contou com a participação dos Diretores de EaD numa mesa redonda, representada pela Professora Ilka Serra (UEMA), Professor Nélio Guilhon (UFMA) e Professora Simone Santos (IFMA). Teve ainda como palestrantes, os Professores: João Batista Bottentuit Júnior (UFMA), Jeong Cir Deborah Zaduski (UNESP), Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu (UERJ) e Luciano Sathler Rosa Guimarães (UMESP) e finalizou com a apresentação do grupo teatral Pão com Ovo.