UEMA realiza Seminário para Tutores em comemoração ao Dia Nacional da Educação a Distância

Acontece nesta segunda-feira (27/11), a partir das 8 h no auditório Alberto Abdalla da FIEMA, o Seminário Estadual de Tutores da UEMA, realizado pelo Núcleo de Tecnologias da Educação (UEMAnet) da Universidade Estadual do Maranhão.
A realização do Seminário faz parte das comemorações do Dia Nacional da Educação a Distância (EaD) e deve reunir aproximadamente 500 tutores de todo o Estado, que atuam nos cursos a distância da UEMA, além de outros profissionais da EaD e palestrantes. Esse evento faz parte da política do UEMAnet de formação e valorização de tutores.
A programação contará com palestras, mesas redondas por toda manhã e tarde da segunda-feira.
A UEMA já trabalha com EaD há 19 anos e é uma das Universidades Públicas de maior destaque no cenário nacional.
Em 1998, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) iniciou os primeiros estudos para implantação dos cursos EaD e dois anos implantou o NEAD, Núcleo de Educação a Distância (que deu origem em 2008 ao atual UEMAnet).

A partir de 2011, o UEMAnet passou a fazer parte da Rede e-Tec Brasil e a mediar também Cursos Técnicos EaD, além das Graduações e Pós-Graduações. A UEMA foi pioneira no Brasil entre as Universidades estaduais brasileiras a oferecer os cursos técnicos. Desde lá foram mais de 15 cursos, essa iniciativa abriu várias portas do mercado de trabalho para 3.700 alunos diplomados.

Em 2017, a UEMA realizou um vestibular específico para Graduação EaD, com mais de 24.200 inscritos para oferta de 4.230 vagas. Ao todo, 4.158 pessoas foram aprovadas nesta edição do Vestibular EaD, resultando no percentual de 98% de vagas preenchidas. Esse foi o maior índice de aprovados na história dos seletivos para cursos a distância da UEMA.

Além de Administração Pública, Filosofia Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Música Licenciatura, Geografia Licenciatura, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Segurança do Trabalho, Tecnologia em Alimentos e Formação Pedagógica, o UEMAnet está mediando quatro pós-graduações Lato sensu para os cursos de Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial/Inclusiva e Gestão Pública.

Hoje, o UEMAnet conta 455 tutores presenciais e on-line para Graduação, Especialização e Aperfeiçoamento que atuam em 35 Centros e Polos da UEMA por todo o Maranhão.

Os professores João Batista Bottentuit Júnior (UFMA), Jeong Cir Deborah Zaduski (UNESP), Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu (UERJ), Luciano Sathler Rosa Guimarães (UMESP) serão os palestrantes do Seminário. “É uma forma de celebrar uma data tão especial e ao mesmo tempo presentear com capacitação estes tão formidáveis atores dessa modalidade de ensino que, a cada ano que passa se tornam mais relevantes em nosso país” afirmou a Prof. Ilka Serra, Coordenadora Geral do UEMAnet.

Seminário Estadual de Tutores_marca