UEMA oferece Oficina sobre Acessibilidade

Aconteceu na última sexta-feira (06/01), a oficina sobre Acessibilidade e Desenho Universal para a Aprendizagem na Educação a Distância (EaD), promovida pela Universidade Estadual do Maranhão por meio do  Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet. A oficina foi conduzida pela Professora Doutora Danielle Santos da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP. Teve como objetivo discutir e orientar os professores, técnicos e assistentes do UEMAnet  sobre a questão da acessibilidade, na perspectiva   de contribuir para elevar o nível de conhecimento desses profissionais no âmbito dessa importante temática.

“Nosso foco nessa oficina foi trazer para a equipe do UEMAnet  algumas reflexões sobre o público que nós recebemos na EaD no Brasil. Temos uma grande quantidade de pessoas com deficiência que buscam acesso a cursos de aperfeiçoamento, de graduação e pós-graduação na nossa Universidade.” Relatou Danielle Sousa.

O Desenho Universal tem sido uma ferramenta de inclusão adotada tanto na Unesp quanto pela UEMA, para facilitar o acesso dos estudantes com deficiência aos cursos na EaD. Os profissionais do UEMAnet tiveram a chance de ampliar seus conhecimentos nessa área tão contemporânea.

A Assessora Técnica Pedagógica da DE, Kátia Almeida Fonsêca, sentiu-se entusiasmada e comemorou em participar da segunda formação oferecida pela parceria com a Unesp. “A Unesp é uma das instituições pioneiras no processo de acessibilidade e a Professora Danielle nos aproximou de tantos detalhes, de tantos procedimentos que certamente nos ajudarão a alcançar a excelência”, afirmou a colaboradora do UEMAnet.

Rafaela Cristina Neri Magalhães foi outra colaboradora que participou da oficina. Ela é assistente de um curso técnico e também comunga da ideia de trabalhar para que os cursos oferecidos pelo Núcleo sejam acessíveis a todas as pessoas, com qualquer tipo de deficiência. “A professora Danielle fez uma abordagem bastante interessante sobre como podemos tornar o ambiente virtual personalizado considerando os diferentes tipos de aprendizagem. Por fim, a oficina nos possibilitou avaliar que já estamos no caminho certo para uma educação acessível, mas sempre há onde melhorar.” Afirmou Rafaela.

Danielle Martins Leite Fernandes Lima, Coordenadora de Tutoria do UemaNet avaliou positivamente o evento: “O objetivo da oficina foi fazer uma análise da realidade desenvolvida na UEMA em relação a Acessibilidade, além de fazer uma confrontação e intercâmbio com quem tem mais experiência, já que a Unesp é pioneira nesse assunto.”

A realização dessa oficina é mais uma demonstração do esforço da UEMA na busca de melhorar a cada dia os cursos na modalidade EaD, propiciando às pessoas com deficiência as mesmas oportunidades de estudo, oferecendo educação de qualidade sem discriminação a todos os cidadãos.
sexta sexta4 sexta5