Uemanet realiza I Encontro de Consolidação e Realinhamento das Ações do Núcleo

Foi realizado nesta segunda (19/12), no auditório do Sesc Turismo no Olho D´água, o I Encontro de Consolidação e Realinhamento das Ações do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMAnet.
O evento contou com a presença do Reitor da UEMA, Professor Gustavo Pereira da Costa, do Vice-Reitor Professor Walter Canalles e da Coordenadora do Uemanet, Professora Ilka Serra, além dos colaboradores do Núcleo.
O Encontro teve a finalidade de socializar, discutir e avaliar o desempenho de cada setor, com base nas contribuições advindas dos seus colaboradores, na perspectiva de aprimorar e fortalecer a atuação do UEMAnet   em 2017.
Responsável pela palavra na abertura, o Reitor Gustavo Pereira reiterou sua confiança e apoio ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo e creditou muito do alcance da UEMA no Estado, ao empenho do Uemanet em levar conhecimento à todos os cantos do Maranhão. “Em grande medida a credibilidade e a imagem da UEMA no interior do estado se deve ao histórico de Cursos a Distância e aos programas de formação de professores” ressaltou o Reitor. Aproveitou também para conclamar a todos para encarar o ano novo com esperança e otimismo, “Não podemos deixar que o imobilismo, que o desentusiasmo, que as preocupações advindas da crise nos contaminem de tal modo que percamos o foco” palavra que também foi reforçada no discurso do Vice-Reitor Professor Walter Canalles. Para o Vice-Reitor, 2017 é um ano em que podemos ir mais longe, “aproveito para parabenizar não só a coordenação, mas todos os que fazem a Educação a Distância da UEMA, já deixamos de ser destaque apenas no Maranhão e no Nordeste, e hoje somos reconhecidos pela nossa eficiência e pioneirismo em termos de Brasil” afirmou o Professor Walter. A Coordenadora do Uemanet agradeceu a confiança e empenho da UEMA em acreditar na educação a distância, enfatizando que esta faz a diferença na vida das pessoas e em seguida fez um breve relatório sobre as atividades realizadas em 2016, demonstrando o quanto o Uemanet se projetou e levou a UEMA a ter mais reconhecimento pela qualidade e tecnologia, não só entre as Universidades brasileiras, mas sendo descoberta inclusive por educadores e estudantes de outros países. “Queremos consolidar o Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, como unidade de referência para educação mediada por tecnologias em prol da democratização do acesso ao conhecimento e da expansão das oportunidades de aprendizagem” afirmou a Coordenadora.
Apesar de ser um ano de muitas dificuldades para o país, o Uemanet trabalhou incansavelmente para alcançar seus objetivos para em 2016.
Entre os avanços a serem comemorados destacam-se: promoção de 10 cursos de atualização e aperfeiçoamento; expansão da oferta de vagas nos cursos de graduação com a promoção de 09 cursos de licenciatura; 01 curso de bacharelado e 06 cursos de tecnólogos, além da oferta de 11 cursos de especialização e 14 cursos técnicos, na forma subsequente e de 10 novos cursos abertos na nossa plataforma de Moocs.
“Estivemos também bem próximos aos nossos 25 Centros de Estudos Superiores da UEMA dando suporte tecnológico e pedagógico adequado para a oferta de cursos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação, ou seja, 2016 foi um ano de plantação, mas também foi de colheita” finalizou Ilka Serra.
Durante o desenrolar da programação, os chefes e coordenadores de diferentes setores do Uemanet tiveram a oportunidade de apresentar um panorama das suas ações realizadas durante 2016, explicitando as metas alcançadas, os desafios superados e trocando experiências e soluções entre si, assim esboçando novas soluções para o ano que chega.
Essa interação entre setores foi a estratégia pretendida para aumentar a eficácia no dia a dia de trabalho do Núcleo e do atendimento aos anseios dos estudantes e da sociedade em geral que recebe nossa prestação de serviço em relação à tecnologia da educação.
Aproximadamente 170 colaboradores de todos os setores do Núcleo estiveram presentes e participaram ativamente das mesas redondas e exposições. Ao final do evento, todos se congraçaram em um tocante momento de confraternização.

0425362b-76c7-45b5-8115-cedf950f82e6 b637f592-ed39-45c8-b777-49e7c9cffb7e IMG_4760