UEMA realiza VI Jornada de Formação de Docentes

Teve início nesta segunda, 05, a VI Jornada de Formação de Docentes, da Universidade Estadual do Maranhão. A Jornada, que é realizada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, se estende até esta quarta, 07. Nesta edição aborda o tema “Qualidade das políticas públicas e práticas pedagógicas para as infâncias”.

Participaram da solenidade de abertura a coordenadora geral do UEMANET, Ilka Serra, a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Ana Lúcia Duarte, a diretora do curso de Pedagogia a distância, Heloísa Varão e a Coordenadora da VI Jornada de formação de Docentes, Jocelia Soares.

O evento tem como objetivo debater a qualidade das políticas públicas voltadas para a infância e as práticas pedagógicas que integram saberes da ciência e proporcionam o diálogo voltado para a formação cidadã das crianças.

A coordenadora do UEMANET, Ilka Serra, ressaltou a importância do evento e do tema proposto. “É muito importante se discutir esse tema, que são as políticas públicas voltadas para a primeira infância na Universidade, pois é na academia que devemos pensar essas políticas dentro de uma prática pedagógica que seja adequada, porque muitas vezes estamos preocupados em passar conteúdo sem trabalhar com a prática, sem a vivência, que faz toda a diferença na educação”, afirmou Ilka.

Segundo a coordenadora do Curso de Pedagogia a distância, Heloisa Varão, a Jornada é um espaço para refletir sobre a base nacional comum curricular e sobre as diretrizes que foram afixadas, para que os alunos possam se posicionar a cerca dessas questões e do seu papel nesse contexto.

“Por isso não podemos discutir a qualidade das políticas públicas sem debater qual o papel do docente, qual o compromisso com a efetivação das políticas públicas, com a luta por novas políticas ou pelo menos o incremento das que ainda não foram colocadas em prática”, disse Heloisa.

A palestra de abertura, que teve o mesmo tema do evento, foi ministrada pelo professor e representante do conselho Estadual de Educação e do Fórum Estadual da Primeira Infância, Roberto Mauro Gurgel Rocha.

Seguindo a programação, houve mesa redonda “Currículo da Educação Básica: Tensões, desafios da base nacional curricular comum”, com a professora Rosemary Ferreira da Silva, da Universidade Federal do Maranhão, a coordenadora da Base Nacional Comum Curricular, da Secretaria de Educação Silvana Maria Machado e a professora de currículo do departamento de Educação e Filosofia da UEMA, Terezinha do Amaral.

Durante os três dias de evento estão sendo realizadas atividades diversas como palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.

Por: Polyanna Bittencourt

IMG_3998 IMG_3840IMG_3981 IMG_4008IMG_3969 IMG_3946 IMG_3868 IMG_3865  IMG_3810