Visita do Presidente do CREA/MA às instalações do UEMANET

IMG_8558_edited

Na última sexta-feira (15), o Engenheiro Mecânico Cleudson Campos de Anchieta – Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Maranhão (Crea-MA), visitou o Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, o UEMANET,  a convite da professora Ilka Serra e dos professores Mivaldo Àlvares e Franscimar Rodrigues, na perspectiva de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo UEMANET enquanto intermediador dos cursos na modalidade EAD, e, no caso específico desta visita, os cursos técnicos e tecnólogos.

O Presidente foi recebido pela assessora do Núcleo, Eliza Flora. Participaram também, os professores Mivaldo Àlvares, Franscimar Rodrigues, Zélia Varela e Ilma Pinheiro. Na ocasião, a professora Eliza Flora reafirmou o convite da UEMA ao presidente do Conselho para que o mesmo seja o palestrante da aula inaugural do Curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho, na modalidade EAD, a realizar-se no dia 21 do corrente mês, além disso encaminhou a discussão sobre a necessidade da regulamentação das atividades dos profissionais que concluem o Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho, além de outras questões ligadas a estágio e prática profissional.visitacrea

Cleudson Campos demonstrou muita satisfação pelo convite, afirmando que essa visita faz parte da missão do CREA/MA, de trabalhar de forma articulada com as universidades, com as entidades de classe e com os profissionais em geral, na perspectiva de assegurar a prestação de serviços técnicos ou execução de obras com participação de profissionais habilitados, atendendo aos princípios éticos, econômicos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade.

No decorrer da reunião, foi feita uma apresentação de como funcionam os cursos na modalidade a distância, inclusive, com demonstrações das aulas práticas em laboratórios específicos, e, nesse caso particular, foram apresentadas aulas práticas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, apresentação da Sala de Aula Virtual e outras ferramentas tecnológicas, e, ainda, como funciona o sistema de monitoramento dos alunos e tutores.

Ele também manifestou-se surpreso com o desenho pedagógico dos cursos, com a equipe de profissionais preparada e motivada para conduzir os trabalhos e o aporte tecnológico que a UEMA dispõe hoje. Demonstrou interesse em estabelecer uma parceria para orientações não somente quanto ao registro dos concludentes no CREA, mas também, quanto à participação dos alunos em palestras e encaminhamentos para campo de estágio.

Desde 2012, a UEMA vem ampliando a sua área de atuação, com a implantação de cursos técnicos em diferentes eixos tecnológicos. Atualmente, conta com 14 cursos técnicos, devidamente reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, e, 03 cursos de tecnólogos (Alimentos, Gestão Comercial e Segurança do Trabalho) todos na modalidade a distância.