UEMA forma o primeiro aluno com deficiência auditiva em curso de pós-graduação

SIMBOLO DA UEMANET

A tarde d a quarta-feira (15/06) foi marcante na história da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Pela primeira vez um aluno com deficiência auditiva concluiu um curso de pós-graduação pela UEMA.
Marcio Roberto Silva e Silva, formado em Pedagogia, enfrentou uma banca de professores para defender seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em Psicologia da Educação com o tema “Inclusão do aluno com surdez na educação superior a distância: estudo de caso no curso de Especialização em Psicologia da Educação em São Luís-Ma”.
A apresentação do aluno foi marcada por muita emoção, especialmente quando o reitor da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA), prof. Gustavo Costa, se fez presente. “Quando soube deste evento adiei todos os compromissos da minha agenda, especialmente para estar aqui neste momento”.  A vitória de um aluno deficiente auditivo deixou o reitor Gustavo Costa comovido. “É um momento que acaba sendo histórico pelo simbolismo, que venham muitos outros iguais. A UEMA já graduou vários nos cursos, mas na pós-graduação é o primeiro e eu tenho certeza que muito do que está acontecendo hoje tem sido resultado do trabalho desenvolvido pelo Uemanet em implementar o curso de Educação a Distância – EAD com total nível de acessibilidade. Não basta só o conhecimento científico, a gente identifica o carinho, a paciência e a sensibilidade para que histórias de sucesso como essa aconteçam” finalizou o reitor.
Em meio ao aplauso de todos presentes coube ao reitor Gustavo Costa anunciar em LIBRAS que a nota 10 fora alcançada pelo aluno em seu TCC.
Com a chegada do aluno, o UEMAnet criou uma série de possibilidades para facilitar seu aprendizado. Como ele era um aluno que optou pela Educação a Distância, as vídeoaulas foram legendadas e uma intérprete foi contratada para acompanhá-lo traduzindo tudo para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).REITOR E MARCIO2
“Superação é a palavra que melhor define este momento. Fizemos o possível pra melhorar a acessibilidade digital para o Márcio, mas a garra e a força vieram com ele” declarou a Professora Ilka Serra, Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet.
Ao mesmo tempo o departamento de design educacional começou treinamentos sobre acessibilidade com mentoreamento e capacitações realizadas por profissionais da Universidade Estadual Paulista –UNESP. Com toda disposição para este novo momento, os designers educacionais se mobilizaram e produziram a primeira aula com tradução simultânea para LIBRAS.
“Certamente as aulas em LIBRAS me ajudaram bastante, pois ela é a minha primeira língua, é através dela que compreendo e interajo com o mundo.” Se expressou Marcio Roberto Silva e Silva. E confiante ainda complementou: “E agora meu próximo desafio será o Mestrado.”
A pós graduação oferecida pela UEMAnet em Psicologia da Educação é disciplina fundamental nos cursos de formação de educadores, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Esse curso surge para aprofundar os conhecimentos e habilidades acerca dos processos e variáveis de natureza psicológica intervenientes da situação educativa, necessários no ato educativo. A Psicologia da Educação estuda esses processos de conhecimento que são vividos por pessoas que participam de atividades educativas em diferentes âmbitos como a escola, a família e o trabalho.
Você pode conhecer mais sobre os cursos oferecidos pela UEMA e intermediados pelo UEMAnet em www.uemanet.uema.br