UEMA inicia as atividades da formação para acessibilidade na educação a distância

IMG_2676

Na manhã do dia 06.04, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) deu início às atividades da formação para acessibilidade na educação a distância, ministrada por professores da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). O objetivo é dá continuidade ao processo de acessibilidade nos cursos presenciais e implantá-la, também, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para que se possa alcançar, também, os alunos com necessidades educativas especiais na inclusão.

A formação é voltada para os colaboradores do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, setor que trabalha a EaD e a produção de tecnologias educacionais dentro da UEMA.

“A inclusão tem que partir de dentro da Universidade, porque ela precisa acolher o aluno independente das suas diferenças. E é por essa razão que a formação se faz necessária, para ajustar as condicionantes que tornam os cursos acessíveis. Que possamos aproveitar o melhor da formação e colocar em prática o mais rápido possível”, disse a Coordenadora Geral do UEMAnet, Profa. Ilka Serra.
IMG_2688
Durante todo o dia, os professores da UNESP Danielle Santos, Uilian Vigentin e Erik Ferreira falaram sobre a educação inclusiva e gestão de cursos acessíveis. “A inclusão é o processo de valorizar as diferenças das pessoas, reconhecendo suas habilidades, reestruturando a sua organização. Inclusão é valorizar as diferenças”, explicou a professora Danielle Santos.

Além disso, a equipe ofertou uma formação dos tutores. Na ocasião, buscou-se problematizar de que formas os sujeitos constroem o conhecimento, a partir de seu repertório individual, influenciado pela comunicação e pela colaboração no AVA para a construção do conhecimento. E, também, de que maneira o tutor online pode atuar na mediação nesses processos de aprendizagem, atuando, sobretudo, na resolução de problemas e na acessibilidade pedagógica.

IMG_2693

A formação segue até o dia 08 de abril, tendo como tema Educação Inclusiva e Gestão de Equipes Visando a Acessibilidade. Ainda serão discutidos sobre a implementação de materiais didáticos (vídeos, ebooks (PDF e HTML) no ambiente virtual de aprendizagem (AVA – Moodle), seguindo padrões de acessibilidade web e aplicação dos conceitos do desenho universal na EaD; Acessibilidade e Usabilidade: do planejamento do Design Educacional ao Design e produção de Materiais: Atividades, editoração, e-book, Storyboard de games, storyboard de animações, produção de vídeo (com libras, legenda e audiodescrição).