V Jornada de Formação de Docentes da UEMA foi realizada com sucesso

IMG_8721

IMG_9034

IMG_9080

Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade Cultural e Linguagens em Contextos Educativos. Esse foi o tema da V Jornada de Formação de Docentes da Universidade Estadual do Maranhão. Uma organização do curso de licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância. A jornada buscou refletir sobre as práticas pedagógicas em construção, considerando as novas interações sociais perante uma sociedade multicultural globalizada.

“Essa foi a quinta edição da Jornada e é um orgulho proporcionar momentos tão ricos como este para nossos alunos. Estamos aqui com o objetivo de trazer para o centro das reflexões sempre temas relevantes, atuais e inovadores”, disse a Coordenadora do Curso de Pedagogia a distância, Profa. Heloisa Varão.

A Coordenadora do UEMAnet, Profa. Ilka Serra, ressaltou a importância do evento e parabenizou todos os educadores e estudantes presentes. “Parabenizo cada um e agradeço por contribuírem com as discussões, cujas temáticas são da maior relevância tanto para o processo de formação de docentes quanto para o exercício da profissão”, destacou ela.

Durante três dias foram realizadas atividades diversas como palestras, mini-cursos, oficinas, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. Dias de discussão sobre mídia e educação, educação sexual, gênero e educação, o pedagogo enquanto agente de letramento, literácia digital, entre outros assuntos.

A palestra de encerramento teve o tema Didática: a pedagogia aplicada na sala de aula, ministrada pelo Prof. Dr. Casemiro Campos, da Universidade Federal do Ceará – UFCE. Durante a palestra ele destacou que a ação didática do professor deve ser alicerçada na pedagogia. “É preciso que o professor, como sujeito epistêmico, saiba o que ensina, domine o conteúdo e conheça em profundidade as unidades e tópicos do programa de disciplina. Fazer a aula implica conhecer os alunos. É interessante o professor promover adaptações do conteúdo considerando a realidade dos educandos. Manter tom amistoso, ser agradável, apresentando tranquilidade, sendo sereno e se dirigir à turma passando confiança, são atitudes que podem entusiasmar os alunos”, enfatizou ele.

O professor, ainda, complementou: “O docente deve assumir abordagem que leve o aluno a habituar-se a vencer dificuldades. Deve estimular a curiosidade animando-o para o gosto nos estudos. Os alunos devem ser motivados para fortalecer a auto-estima. A docência requer bom humor, comunicação e vivacidade. A escola e a sala de aula devem ser espaço de trabalho, mas essencialmente, de transformação das pessoas”.

Participaram da Jornada os seguintes polos: São Luís, Arari, Santa Inês, Santa Quitéria, Pinheiro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Porto Franco, Bacabal e São Bento.