27 de novembro: Dia Nacional da EaD

27.11 - Dia EaD

Até pouco tempo falar em educação a distância era sinônimo de má qualidade na educação. Atualmente, a realidade mudou. Hoje, a EaD chega a lugares inimagináveis e cresceu de modo significativo nos últimos anos, de acordo com o Censo de Educação a Distância 2014/2015, realizado pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Ainda de acordo com o Censo, a tendência é ampliar ainda mais a sua oferta e procura. Em 2000 eram 1.682 alunos matriculados em graduações na modalidade a distância. Em 2014, esse número chegou a quase 4 milhões, entre alunos matriculados em cursos regulamentados totalmente a distância, cursos regulamentados semipresenciais e os livres.

Se antes a maioria dos que faziam eram pessoas mais velhas, hoje a idade gira em torno de 18 e 30 anos. A faixa etária diminui com o passar dos anos e os preconceitos são atenuados com o decorrer do tempo. E não para por aí. Se a educação presencial cresceu 3,1%, a EaD ultrapassou esse número com 12,2%.

“Os dados apresentados no Censo demonstram que a EaD brasileira continua crescendo e que, por sua vez, confirma a adoção plena, por parte de nossos cidadãos, dessa modalidade de aprendizagem que nada tem de fácil”, disse o presidente da ABED, Fredric M. Litto.

Mas quem são esses que buscam cada vez mais a EaD? Este grupo de alunos é formado em sua indiscutível maioria por trabalhadores empregados. A preferência se dá por estarem de um lado cursos nitidamente mais baratos se compararmos ao ensino presencial, devido a não utilização de infraestrutura e quadro de funcionários de apoio e segurança. Do outro lado, os alunos economizam com a ausência de desembolso com alimentação fora de casa, transporte e tempo. Além de ajudar na conservação de valores caros aos alunos, pois chegar em casa mais cedo, estudar na poltrona e ter tempo para curtir a família não tem preço.

O ensino a distância vem tendo crescimento muito superior ao ensino presencial e essa tendência, ao que tudo indica, vai se manter e ampliar, pois a única certeza é que de que veio para ficar, mudando paradigmas do ensino presencial que hoje pode aplicar 20% de seu conteúdo a distância, mas que tende cada vez mais ficar misto e tomar posicionamento semipresencial em um futuro próximo.

É fato que 2015 não está sendo um ano fácil e com a educação a distância não está sendo diferente. Mas, mesmo diante desse cenário temos muito o que comemorar, pois cada vez mais pessoas estão tendo mais acesso a uma educação superior de qualidade, por meio dessa modalidade.

Quer saber mais informações sobre o cenário da EaD no Brasil? Acesse http://www.abed.org.br/censoead2014/CensoEAD2014_portugues.pdf.

A UEMA completa 17 anos com a EaD
A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, completou, em 2015, 17 anos de experiência em EaD. O Núcleo sempre procura acompanhar as mudanças e propiciar inovações tecnológicas educacionais às formações em diferentes áreas de atuação, buscando soluções adequadas às necessidades demandadas pela sociedade, com a compreensão de que a educação exige aprimoramento contínuo.

CURSOS A DISTÂNCIA EM OFERTA

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO