UEMA realiza V Jornada de Formação de Docentes

IMG_8737

IMG_8767

Iniciou, no dia 25 de novembro, a V Jornada de Formação de Docentes da Universidade Estadual do Maranhão. Uma organização do curso de licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância. O evento traz o tema Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade Cultural e Linguagens em Contextos Educativos.

A jornada, que se estende até o dia 27.11, busca refletir sobreas práticas pedagógicas em construção, considerando as novas interações sociais perante uma sociedade multicultural globalizada.

“Já estamos na quinta edição da Jornada e é um orgulho poder estar proporcionando momentos tão ricos como este para nossos alunos. Estamos aqui com o objetivo de trazer para o centro das reflexões sempre temas relevantes, atuais e inovadores”, disse a Coordenadora do Curso de Pedagogia a distância, Profa. Heloisa Varão.

IMG_8749A abertura contou com as seguintes autoridades: Deputada Estadual Valéria Macedo; Furtado Macedo Filho, presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural (AGERP/MA); Deoclides Macedo, ex Deputado Federal e ex Prefeito de Porto Franco; Profa. Iva Souza, Chefe do Departamento de Educação e Filosofia – DEFIL; Profa. Jocelia Soares, Coordenadora da V Jornada de Formação de Docentes; Profa. Heloisa Varão, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância; Profa. Ana Lúcia Duarte, Diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN; Profa. Ilka Serra, Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet.

A Coordenadora do UEMAnet, Profa. Ilka Serra, ressaltou a importância do evento e parabenizou todos os educadores e estudantes presentes. “Parabenizo cada um e agradeço por contribuírem com as discussões, cujas temáticas são da maior relevância tanto para o processo de formação de docentes quanto para o exercício da profissão”, destacou ela.

IMG_8808O Prof. Dr. Antonio Roberto Coelho Serra, Pró-Reitor de Planejamento da UEMA, ministrou a palestra de abertura, a qual teve o mesmo tema do evento. A temática tratou da importância da educação lingüística (leitura e escrita), ou seja, o ato de ler na perspectiva dos multiletramentos, que envolve articular diferentes modalidades de linguagem: escrita, imagem, fala e música.

A noite foi encerrada com a apresentação do Grupo Universitário de Teatro da Universidade Federal do Maranhão – GUT, que recitou uma Poesia sobre a arte, e encenou a peça Mulher e Entre a missa e o almoço de Arthur Azevedo.

Durante três dias estão sendo realizadas atividades diversas como palestras, mini-cursos, oficinas, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. Os participantes terão carga horária de 40 horas.

Estão participando da Jornada os seguintes polos: São Luís, Arari, Santa Inês, Santa Quitéria, Pinheiro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Porto Franco, Bacabal e São Bento.