UEMA intermedia capacitação da Secretaria de Educação de São Luís

IMG_5394 O Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMANET está intermediando o curso de Educação Especial em Contexto, usando as mídias tecnológicas na execução do mesmo. A capacitação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís – SEMED e contempla 180 professores da rede municipal de educação.

IMG_5408“A Secretaria entende a formação de professores como um dos elementos centrais para melhor atender aos desafios educacionais, com o intuito de proporcionar melhores conhecimentos a respeito do fazer pedagógico para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Sabemos que para obtenção de bons resultados educacionais, devemos primar por condições necessárias para atendimento educacional especializado na rede”, destacou a Superintendente de Educação Especial da SEMED, Dalvina Amorim Ayres.

A Coordenadora Pedagógica de Design Educacional do UEMANET, Sannya Rodrigues, explica como se dá essa parceria com a Secretaria: “É um prazer sermos convidados para mediar esse curso. Pensamos no design, cadernos, fóruns, enfim, na sala de aula virtual para que o mesmo aconteça e em como os professores podem aproveitar da melhor maneira a capacitação. Juntos faremos disso uma parceria de sucesso”.

De acordo com o Secretário de Educação de São Luís, Geraldo Castro, o trabalho da Secretaria tem sido abraçado pela UEMA de uma forma muito carinhosa. “Saudo a todos cujo esforço é muito grande, esses professores que estão buscando se capacitar para melhor atender os alunos. Tenho absoluta certeza que com o curso sendo ofertado na modalidade semipresencial alcançaremos um maior número de professores”, ressaltou ele.

O Curso – Com duração de 120 horas, o curso tem o objetivo de qualificar profissionalmente professores da rede pública municipal de São Luís para atuarem proativamente no processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência na perspectiva inclusiva. Será ofertado na forma semipresencial, sendo 80 horas a distância e 40 horas presencial.

IMG_5411Nas aulas presenciais serão realizadas oficinas, dinâmicas de grupo, atividades avaliativas individuais e em grupo. Para as aulas a distância serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA textos, vídeos e outros recursos como fórum de discussão para que os cursistas tenham oportunidade de refletir e relacionar conteúdos propostos no curso com materiais e as didáticas de aplicação. Os alunos, ainda, contarão com sistema de tutoria, que lhes garantirá ambiente de aprendizagem personalizado, dialógico, interativo, na intermediação com o material didático disponibilizado.