Polo UAB de Santa Inês realiza III Congresso Multidisciplinar

Polo UAB de Santa Inês realiza III Congresso Multidisciplinar

Com o Tema Educação e suas Tecnologias numa Visão Multidisciplinar acontece o III Congresso Multidisciplinar do Polo UAB de Santa Inês, de 29 a 31 de julho. O objetivo é congregar profissionais da área da educação e afins para discutir e disseminar conhecimentos produzidos por pesquisadores e alunos das graduações e pós-graduações dos polos, bem como todos ao atores que compõe os polos UAB do Estado.

Duas pedagogas do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA – UEMANET, Sannya Rodrigues e Katia Almeida estarão presentes, ministrando os seguintes temas: A educação e aprendizagem no século XXI: o papel intermediador da tecnologia; O uso das tecnologias educacionais: uma forma de apoio ao aluno com necessidades educativas especiais na inclusão.

Confira a programação completa:

29/07 (Quarta-feira )
8h às 12h – credenciamento no Polo UAB de Santa Inês
14h às 16h30 – Abertura do evento.
Mesa de debates: Olhares Múltiplos sobre a Gestão
Convidados debatedores: Maria da Conceição Sousa Costa (Secretária Municipal de Educação de Santa Inês); Maria Zuila Sousa (Gestora Regional de Educação de Santa Inês); Locília de Jesus Silva Costa (Diretora Geral do IFMA Campus Santa Inês); Josimar Porto (Diretor do CESSIN); Manoel Henrique Santos Lima (Advogado, tutor presencial e especialista em Segurança Pública); Deys Araujo (Coordenadora do Polo UAB de Coelho Neto); Vânia Rafaela Borges da Silva (Coordenadora da Política Municipal de Igualdade Racial e Cidadania), dentre outros.
16h30 às 17h30 – Palestra “A educação e aprendizagem no século XXI: O papel intermediador da tecnologia”. Palestrante: Sannya Rodrigues – Coordenadora do Design Educacional do UEMANET, Pedagoga com Mestrado e Doutorado em Multimídia em Educação pela Universidade de Aveiro Portugal.

30/07 (Quinta-feira)
8h30 às 9h30 – Palestra “Uso inadequado de medicamentos: o risco da automedicação”. Palestrante: Maria Luiza Duarte Torres (Discente do 10º período do Curso de Farmácia pela Faculdade de Educação de Bacabal – FEBAC).
9h30 às 9h50 – intervalo
10h às 11h30 – Palestra “O Uso das Tecnologias Educacionais : Uma forma de apoio ao aluno com necessidades educativas especiais na inclusão”. Palestrante: Kátia Almeida (Pedagoga, Especialista no Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Pós-Graduanda em Psicologia Escolar pela UEMA. Assistente Pedagógica no setor de Gestão de Polos).
14h às 16h – Palestra “Planejamento Escolar e a Prática Pedagógica nos Anos Iniciais: Limites e Possibilidades”. Palestrantes: Leidiane Santos Lima (Pedagoga Especialista e tutora presencial da 3ª oferta do Curso de Pedagogia a Distância UEMA/UEMANET ) e João Cruz dos Santos Neto (Pedagogo Especialista e tutor presencial do Curso de Especialização em Educação do Campo UEMA/UEMANET).
16h às 16h20 – intervalo
16h30 às 17h30 – Palestra “Afetividade e Motivação na EAD”. Palestrante: Kátia Almeida (Pedagoga, Especialista no Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Pós-Graduanda em Psicologia Escolar pela UEMA. Assistente Pedagógica no setor de Gestão de Polos).

31/07 (Sexta-feira)
8h30 às 9h30 – Palestra “Os Malefícios das Redes Sociais e a crise de identidade dos usuários”. Palestrante: Antonio José de Oliveira Freitas Neto- Bacharel em Psicologia.
9h30 às 9h50 – intervalo
10h às 12h – Palestra “Tanatologia : Valorização à Vida”. Palestrante: Patrícia Carvalho Moreira (Psicóloga, Antropóloga, Tanatóloga e Musicoterapeuta. Especialista em Saúde Mental e Tanatologia. Mestre em Antropologia e Arqueologia)
14h às 17h30 – minicurso e oficinas.
Oficina: TEATRO DE BONECOS: um eficaz método lúdico e prazeroso de aprendizagem na educação infantil. Ministrantes: acadêmicos do Curso de Pedagogia. Ministrantes: Leidiane Santos Lima (Pedagoga Especialista e tutora presencial da 3ª oferta do Curso de Pedagogia a Distância UEMA/UEMANET) e João Cruz dos Santos Neto (Pedagogo Especialista e tutor presencial do Curso de Especialização em Educação do Campo UEMA/UEMANET). Público alvo: participantes inscritos no evento.
Oficina: Genealogia, perspectivismo e transvaloração no pensamento de Nietzsche. Ministrante: Roney Lopes Brito. Licenciado em Filosofia e Mestrando em Filosofia pela UFPA.
Oficina de VOZ: Suporte na Docência. Ministrante: Janaína Vasconcelos Gomes (Fonoaudióloga e tutora presencial do Curso de Especialização Gestão em Saúde UEMANET/UAB). Público Alvo: somente os acadêmicos do 6º período de Pedagogia à Distância UEMA/UEMANET.