UEMA inova na formação de professores com o uso de tecnologias educacionais

A capacitação faz parte do projeto Novas Tecnologias para Docência (TEC EDU), que tem como objetivo apresentar aos professores da UEMA as possibilidades tecnológicas que podem ser aplicadas eficazmente na melhoria do ensino.

“A multiplicidade de ferramentas, muitas vezes associada a pouca familiaridade com as constantes novidades tecnológicas, demandam uma atenção especial para o professor. Por isso, a necessidade de demonstrar aos docentes a importância de se manter o domínio dessas inovações”, explicou Sannya Rodrigues, Coordenadora Pedagógica de Design Educacional do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA – UEMANET, setor que coordena a iniciativa.

Ela, ainda, completa: “O UEMANET desenvolverá uma capacitação em novas tecnologias informacionais. O reflexo positivo dessa ação se fará sentir na sala de aula, expandindo as possibilidades de ensino do professor e, consequentemente, multiplicando as oportunidades de aprendizagem dos alunos”.

Os cursos ofertados serão para obtenção de conhecimentos em: Blog, Prezi, Serviços Google, Redes Sociais e Aplicativos. A capacitação acontecerá nos meses de junho e julho, nos turnos matutino (9h às 12h) e vespertino (15h às 18h), nos laboratórios de Informática do UEMANET.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link http://goo.gl/forms/NUZfkphGIH. Nesse primeiro momento, somente professores dos centros de São Luís poderão participar. No segundo semestre será a vez dos centros localizados no continente. Então, professor da UEMA, faça a sua inscrição até o dia 05 de junho. As aulas iniciam dia 09 de junho, de acordo com a TABELA.

Saiba um pouco mais sobre cada curso
Blog – Os blogs potencializam a construção de redes de relacionamentos e disseminação dos saberes e possuem um enorme poder de comunicação. Com o blog, o professor ganha uma prática e valiosa ferramenta de compartilhamento de materiais didáticos como textos, arquivos de áudio e vídeo.

Prezi – ferramenta inovadora para criação de apresentações com maior impacto visual. Os efeitos 3D e de zoom permitem produzir apresentações mais dinâmicas, despertando maior atenção dos alunos. Para utilizar o Prezi é necessário criar uma conta no site “prezi.com”. Há contas pagas, mas é possível criar uma conta gratuita.

Serviços Google – o Google, além de ser uma prática ferramenta de busca na web, possui um conjunto bastante útil de serviços e utilitários que ajudam a maximizar a comunicação e a troca de dados. É importante possuir uma conta no Gmail para ter acesso aos serviços.

Redes Sociais – representam a grande revolução comunicativa do novo século. Além das múltiplas possibilidades de interação entre pessoas e organizações, as redes sociais oferecem serviços que permitem otimizar a troca de informações entre os participantes. É preciso ter um perfil cadastrado para usufruir das possibilidades oferecidas pela rede.

Aplicativos de tecnologia móvel (Apps) – os celulares smartphones e tablets dispõem hoje de uma gama de aplicativos (apps) nas mais variadas modalidades, como notícias, jogos, entretenimento, esportes, educação, etc. Com vasta aplicação prática e facilidade de uso por serem intuitivos. A maioria desses aplicativos pode ser ‘baixados’ gratuitamente no aparelho do usuário.