Gestão da Educação Ambiental em debate durante web conferência

gestao-351x185@2xNa tarde dessa quinta-feira (16), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), transmitiu Web Conferência para todos os polos da Universidade, cujo tema foi “Gestão da Educação Ambiental no Maranhão”. Uma parceria com o Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, composto pelas secretarias de Estado da Educação (SEDUC) e de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

A ideia da Web Conferência foi divulgar a política ambiental e o sistema estadual de educação ambiental para todo o Maranhão, ou seja, uma agenda do que foi pensado para trabalhar as questões ambientais nas escolas e deixar claro o trabalho em conjunto das duas secretarias em prol do meio ambiente.

“É importante termos uma supervisão de temas socioeducacionais para tratar conjuntamente de temas como a educação ambiental. Essa web foi muito importante para a área. Aqui mostramos uma agenda de tudo que pensamos e, ainda, iremos pensar, seja qual for o espaço educativo, no estado ou município, do nosso país. Isso porque o mundo precisa ter sustentabilidade para que consigamos viver com qualidade de vida. Ter uma boa educação ambiental é o que vai pesar na consciência. Essas questões precisam ser discutidas nas salas de aula. Nossa agenda é interinstitucional, envolve a SEMA, SEDUC juntas, possibilitando uma educação que gere sustentabilidade, que significa preservar o nosso ambiente. Agradecemos a UEMA por ser um destes canais de divulgação dessa iniciativa”, explicou a Secretária Adjunta de Ensino da SEDUC, Ilma Fátima de Jesus.

Para a pró-reitora de Graduação, Andrea de Araújo, é muito importante a contribuição da Universidade nesta área. “É de extrema importância. Como parceiros da iniciativa reforçamos nosso compromisso com o estado e com a sustentabilidade. Temos uma Assessoria de Gestão Ambiental dentro da Universidade e sabemos que não é fácil. É um desafio. Estamos aqui para somar forças em prol do meio ambiente, em prol da educação, juntamente com a SEMA e a SEDUC”, destacou a pró-reitora.

O objetivo da agenda é construir um processo permanente de educação ambiental no sistema de ensino do Maranhão, que promova a busca do conhecimento, pesquisa e ação transformadora, estreitando a relação escola-comunidade e contribuindo para a construção de espaços sustentáveis.

Além das autoridades já citadas, o momento, ainda, contou com a presença de educadores, gestores, interessados pela área, alunos, além de representantes da SEMA (Superintendência de Educação Ambiental; Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Sustentável), SEDUC (Supervisão de Temas Socioeducacionais; Coordenação de Educação Ambiental; Co-coordenação de Educação Ambiental) e UEMA (Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET) e Assessoria de Gestão Ambiental).