Curso presencial da UEMA adota estratégia inovadora utilizando tecnologias educacionais

1 (4) De acordo com a PORTARIA Nº 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004 do Ministério da Educação, as instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, 20% da carga horária total do curso, na modalidade a distancia.

Esse formato já é usado em outras universidades do Brasil. E a Universidade Estadual do Maranhão iniciou a inserção de 20% da carga horária na modalidade a distância no curso de Ciências Biológicas, na disciplina Microbiologia Ambiental, ministrada pela Profa.Dra.Ilka Serra.

“Essa iniciativa surgiu na perspectiva de usar as tecnologias educacionais nos cursos presenciais. São 80 alunos inscritos nessa disciplina. O que dificultaria trabalhar com esse quantitativo de alunos numa sala de aula presencial e, principalmente, no desenvolvimento de aulas práticas num laboratório. Sendo assim, estamos trabalhando essa disciplina, usando-a como piloto, e atendendo uma proposta da UEMA, ou seja, a oferta de 20% da carga horária total do curso, na modalidade a distância. A ideia é estimular o aluno a conhecer e também o professor a desenvolver tecnologias que possam auxiliar no processo ensino-aprendizagem na perspectivas de fomentar a construção do conhecimento científico”, explicou a professora.

Ela, ainda, completou: “Ressalto que o Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA – UEMANET, além de intermediar os cursos na modalidade a distância dentro da Universidade, tem a missão de dar suporte tecnológico e pedagógico para os cursos, na modalidade presencial viabilizando salas de aula no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, alia-se a isso, a disponibilidade de um “mix” de mídias educacionais (vídeoaula, biblioteca virtual, games e outros) para auxiliar os alunos no decorrer da disciplina”.

Na última semana de março, foi o primeiro dia da disciplina e primeiro contato dos alunos com essa modalidade. “Achei inovadora a inserção dessa disciplina nessa modalidade e, com certeza, a maioria dos alunos pensa assim. E as expectativas são as melhores possíveis. Cito a sala de aula virtual, que nos disponibiliza o conhecimento em vários formatos, além das discussões nos fóruns que são muito pertinentes. Isso aumenta, ainda, mais o interesse dos meus colegas de curso”, destacou a aluna Karina Cristina.

A aluna Irlla Licá segue a mesma linha de pensamento: “Esse é o meu primeiro contato com o ensino a distância e está sendo um desafio. Mas, será uma grande experiência, com certeza”.

É bom destacar que a disciplina de Microbiologia Ambiental não está sendo ministrada totalmente a distância, podendo ser considerada como semi-presencial, uma vez que conta com aulas práticas e avaliações presenciais.

1 (11)