UEMA realiza aula inaugural de oito cursos técnicos a distância

IMG_9460A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET, realizou, na manhã do dia 28.02, aula inaugural de oito cursos técnicos, ofertados na modalidade a distância: Alimentos, Controle Ambiental, Guia de Turismo, Informática, Mineração, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos.

O momento contou com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bira do Pindaré; Vice-Reitor da UEMA,Walter Canales; os pró-reitores de Graduação (PROG) e Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) da Instituição, Andréa Araújo e Porfírio Candanedo; Coordenadora Geral do UEMANET, Ilka Serra; Coordenadora Adjunta do e-Tec/UEMA, Karina Pinheiro; Diretora Administrativa do Grupo Dalcar, Fernanda Albuquerque, além de diretores e coordenadores de cursos, coordenadores de polo, chefes de departamentos, tutores, professores e assistentes dos cursos técnicos.

“Ninguém imagina os bastidores que existem por trás da EaD, dos cursos que ofertamos. Trabalhamos com uma equipe muita grande, que enfrenta, diariamente, desafios, para ofertar cursos de qualidade para uma educação de qualidade. A Universidade ultrapassa sua missão, de formação de nível superior, ao ofertar cursos técnicos de nível médio, porque entendeu que democratizar a educação ajudaria a diminuir os déficits educacionais do Estado. Esses cerca de 3 mil alunos dos cursos técnicos, que iniciam agora, são muito importantes para nós. Parabéns e sucesso nessa nova jornada”, disse a coordenadora do UEMANET, Ilka Serra.

IMG_9475

Palavras compartilhadas pelo Vice-reitor da Instituição, Walter Canales: “A UEMA recebe esses alunos de braços abertos. Temos plena certeza de que colocaremos mais profissionais qualificados no mercado de trabalho. Parabenizo o nosso Núcleo de Tecnologias para Educação, que conduz de forma arrojada os nossos cursos a distância, dando qualidade aos mesmos e penetrando nos mais longínquos municípios maranhenses. A UEMA quer, juntamente com o Governo do Estado, colocar o Maranhão no patamar desejado por todos. Espero em breve estar na formatura desses novos alunos da casa”.

O Secretário Bira do Pindaré destacou a qualidade impressa na educação ofertada pela Universidade. “Há anos atrás muitos saiam do Maranhão para buscar qualificação, porque o Estado não lhes dava essa oportunidade. Mas, a acessibilidade ao conhecimento, que eles não tinham antes, foi suprimida pela UEMA. Não havia instituição estadual que ofertasse formação técnica. Mais uma vez a UEMA vem com essa proposta de atender essa demanda, tendo, assim, sua parcela de colaboração nocrescimento do Estado. Então, digo, que apoiamos a Instituição para que continue com esse excelente trabalho, porque sem investir na formação de pessoas não há como se falar em desenvolvimento” realçou o secretário.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor doutor João Vianney, que versou sobre a seguinte temática: A conquista está logo ali. O próximo passo depende de você. Mas, não espere moleza, porque não tem. “Ultrapassar as dificuldades, os desafios impostos e vencer só depende de você. E não pense que a EaD é mais fácil do que o ensino presencial. Não é. Exige muito mais esforço, exige muito mais dedicação. Até porque os empregadores da atualidade não querem pessoas que tem só um diploma. Não basta só um papel tem que ter competência. E digo que sem esforço não há conquista”, explanou o professor durante a palestra.

Ele, também, falou sobre as principais características dessa modalidade, como: flexibilidade de local e horário de estudo; autoaprendizagem; usabilidade avançada para internet e novas mídias; atividades de coaprendizagem e pesquisa em rede; maior carga didática de leitura e atividade e muito mais.

Na oportunidade, ainda, aconteceu o lançamento do curso aberto sobre EMPREENDEDORISMO, sendo o terceiro lançado pela Instituição. O primeiro foi Negociação e o segundo Bioética. O curso aberto de Empreendedorismo tem duração de 60h, e é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico.

O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma iniciativa da instituição no universo dos cursos abertos a distância.

A cerimônia aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, Alberto Abdalla, e foi transmitida, via web conferência, para os 22 polos de Apoio Presencial ofertantes dos referidos cursos. Quase 3 mil alunos participaram da aula inaugural, sendo 600 somente em São Luís.

IMG_9480

Por Paula Lima