UEMA realiza aula inaugural dos cursos técnicos a distância

UEMA realiza aula inaugural dos cursos técnicos a distância

No próximo dia 28 de fevereiro, às 9h, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do seu Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET, realizará aula inaugural de oito cursos técnicos ofertados pela Instituição, na modalidade a distância: Alimentos, Controle Ambiental, Guia de Turismo, Informática, Mineração, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos.

A cerimônia acontecerá no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, Alberto Abdalla (Av.Jerônimo de Albuqerque, s/n, Cohama). O evento será transmitido, via web conferência, para os 22 polos de Apoio Presencial ofertantes dos referidos cursos. O credenciamento dos alunos começará a partir das 8h.

A aula será ministrada pelo professor doutor João Vianney e versará sobre a seguinte temática: “A conquista está logo ali. O próximo passo depende de você. Mas, não espere moleza, porque não tem”.

A oportunidade será aproveitada para o lançamento do curso aberto sobre EMPREENDEDORISMO, sendo o terceiro lançado pela Instituição. O primeiro foi Negociação e o segundo Bioética. Um vídeo sobre o curso será apresentado aos presentes. Logo após os professores José Moraes (professor do curso) e Sannya Rodrigues (uma das idealizadoras da plataforma de cursos abertos da UEMA) lançarão o mesmo.

O curso aberto de Empreendedorismo tem duração de 60h, e é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma iniciativa da instituição no universo dos cursos abertos a distância.

O palestrante – Autor de diversos livros sobre educação a distância, João Vianney é Jornalista, mestre em Sociologia Política e doutor em Ciências Humanas (UFSC). Ele, também, é especialista em Psicologia da Comunicação e atua como consultor de projetos para educação a distância.

Com experiência de quase 20 anos na implementação de universidades virtuais, ele aposta na modalidade como uma excelente alternativa de apoio aos processos de inclusão social no Brasil, especialmente com a oferta de novos cursos de graduação.

Por Paula Lima