Pró-reitoria de Extensão e UEMANET juntos para atender demandas sobre diversidade étnico-racial e comunidades quilombolas

uemanet e proexaeA Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE, atende mais uma demanda da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, através da sua Secretaria Adjunta de Ensino.

A SEDUC, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino, criou, em 2015, a Supervisão de Educação Escolar Quilombola e de Educação para Relações Étnico-Raciais (SUPEQUERER), com vistas ao desenvolvimento de ações, que visem a melhoria da educação ofertada às comunidades quilombolas e a promoção da igualdade racial.

Dessa forma, a SEDUC buscou parceria com a UEMA para a transmissão de web conferências, nas datas propostas no Calendário da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), elaborado pela SUPEQUERER. O calendário possui datas relevantes, inclusive para o Maranhão, sobre os marcos históricos da luta pelo respeito às diferenças étnico-raciais e culturais e pela igualdade de condições e oportunidades, entre as quais: Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21.03); Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo (13.05); Dia Nacional da Consciência Negra (20.11) e outras.

As webs têm como público-alvo, profissionais da educação do Estado, nos polos de abrangência do UEMANET. Na oportunidade, serão desenvolvidas palestras, debates e discussões que visem a reflexão e promoção de estudos a partir do marco histórico discutido naquela data. A primeira web conferência já acontecerá no dia 21 de março, sobre a Discriminação racial no Brasil e o mito da democracia racial.

Durante a reunião, a equipe representante pela SEDUC deixou claro, que sempre espera contar com o apoio da UEMA para a realização de mais uma demanda, uma vez que sabe que esta IES está comprometida em criar condições para a inserção da diversidade étnico-racial e da equidade racial no cenário da educação maranhense e que esses temas não dizem respeito somente à população negra, mas a todos os cidadãos inseridos na sociedade multicultural e pluriétnica.

A Coordenadora Geral do UEMANET, Profa. Ilka Serra, deixou claro que a UEMA está sempre disponível para receber as propostas dos parceiros, analisá-las e não mede esforços para atendê-las, quer por meio de suas Pró-reitoras, quer pelo UEMANET. O Reitor Prof. Gustavo e toda a sua Equipe se sentem gratificados pela visibilidade do trabalho que a UEMA vem conquistando no cenário atual, se refletindo positivamente junto aos órgãos e empresas privadas e de toda sociedade maranhense.

Nessa direção, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Prof. Porfírio Candanedo Guerra, se prontificou a estudar a viabilidade de projetos de extensão que atenda a comunidades quilombolas.