Secretaria de Saúde do Maranhão busca parceria com UEMA

Sec.SaudeUma Equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão vistou a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, no dia 05 de fevereiro, na perspetiva de estabelecer parceria, tendo em vista o desenvolvimento de programas da área da saúde, de modo especial, a formação dos seus servidores. A visita inicialmente foi feita ao Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET, onde a Equipe foi recebida pelas Professoras Ilka Serra – Coordenadora Geral – e Eliza Flora – Assessora de Planos, Programas e Projetos Especiais do referido Núcleo.

A Secretaria de Saúde esteve representada pela Superintendente de Atenção Primária em Saúde – Silvia Maria Amorim; pela Chefe do Departamento, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde – Maria de Jesus Bezerra; pelo Chefe da Sala de Situação da Atenção Primária em Saúde, – Jamerson Ferreira Leite Junior; pela Chefe de Departamento de Atenção a Saúde da Família – Violeta Maria Soares; pela Chefe do Departamento de Educação e Saúde – Claudiana Miranda Cordeiro; e pela Coordenadora do Programa Saúde na Escola – Ana Carolina Fernandes.

O objetivo da visita é consolidar uma parceria com a Universidade. “A função da Secretaria é capacitar e monitorar as várias equipes de saúde ligadas a Secretaria de Saúde. Queremos, assim, estabelecer um parceria com a UEMA no que tange a essas formações para que possamos fazer esse acompanhamento também de forma online. Acreditamos na possibilidade da Universidade poder viabilizar meios para estarmos mais próximos dos municípios do Estado”, explicou a Superintendente Silvia Amorim.

Segundo a Coordenadora Geral do UEMANET, parcerias como esta são de extrema importância para a UEMA. “Nesse sentido, temos nos colocando à disposição para contribuir no que for necessário. A capilaridade que a UEMA apresenta hoje e a tecnologia usada para chegar aos municípios maranhenses, tem despertado o interesse de vários órgãos, empresas e secretarias estaduais e municipais em firmar acordos de parceria em busca de uma ação mais rápida e abrangente no diz respeito aos municípios maranhenses. A orientação do Reitor é que sejam recebidas as propostas para que então possam ser avaliadas todas as possibilidades”, destacou a Profa. Ilka Serra.

A Professora Eliza Flora observou “a necessidade da Secretaria fazer o levantamento de todas as suas demandas, inclusive, mapeando as ações por município, para que sejam estudadas as reais condições de viabilidade da parceria”. Ela ressaltou ainda que a UEMA tem se disponibilizado a colaborar com várias instituições: “recentemente a UEMA possibilitou a realização de três cursos de Especialização para o Hospital Sírio Libnês, numa valiosa parceria envolvendo a utilização da estrutura tecnológica do UEMANET”.

Após a visita às dependências do Núcleo a Equipe demonstrou ficar satisfeita e até surpresa com o aparato tecnológico da Instituição e reforçou o interesse de consolidar a parceria e a imperiosa necessidade de levar ao Secretário o resultado das discussões e as perspectivas das negociações.

A Prof. Ilka finalizou agradecendo a visita em nome da Universidade, sugerindo que o próximo passo, deverá ser o agendamento de uma nova reunião, dessa vez do Secretário de Saúde, Dr.Marcos Pacheco, com o Reitor, Prof.Gustavo Pereira, onde precisa ser apresentado um documento contendo o tipo de proposta que a Secretaria almeja: contemplando cursos, carga horária, produção de material, municípios de atuação e outros requisitos necessários para compor a parceria.