Reitor do IEMA visita instalações do UemaNet

ESSANa tarde do dia 28 de janeiro, o Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UemaNet recebeu a visita do Reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, Francisco Alberto Gonçalves Filho.

A visita foi guiada pela Coordenadora Geral do UemaNet, Ilka Serra. Estiveram presentes, também, o Secretário Adjunto Estadual de Educação Profissional, Tecnológica e Inclusão Social, André Bello; Coordenador UAB do IFMA, Samuel Barroso; a Coordenadora da Assessoria do UemaNet, Eliza Flora Muniz; e o Assessor Dario Soares.

Na ocasião, a comitiva fez um passeio pelas instalações do Núcleo. Nessa oportunidade conheceram tanto as instalações físicas e tecnológicas quanto o funcionamento dos cursos desenvolvidos na modalidade a distância. “A UEMA é referência nessa área e com a implantação do IEMA queremos visitar todas as instituições, como forma de juntos trabalharmos a educação em prol do desenvolvimento do Maranhão, porque o objetivo do Instituto é unir e não segregar. Essa é uma experiência exitosa em todo o país e traremos para o nosso Estado, e não temos condição de fazer isso de forma isolada. É a união que vai fazer a diferença na vida das pessoas”, disse o Reitor Alberto.

Durante o percurso, conheceram os principais setores do UemaNet: Design Educacional; Estúdio; Laboratórios; Salas de Multimídia; e-Tec. Diante do que viu o Reitor exaltou, também, a estrutura montada e o nível do trabalho produzido pelos profissionais: “O trabalho desenvolvido aqui é muito amplo, a quantidade de profissionais envolvidos e a qualidade destes e do material produzido por eles mostra o motivo pelo qual a UEMA é a primeira instituição a se pensar quando se fala em educação a distância”.

A Coordenadora do UemaNet aproveitou a oportunidade para destacar a demanda existente no Estado. “É fato que a UEMA sozinha não tem como atender toda a demanda do Estado, que só cresce. É grande o número de jovens e adultos que não têm a oportunidade de fazer um curso de nível superior, ou mesmo um curso de qualificação profissional. Na realidade, a Universidade, hoje, por meio dos cursos na modalidade EaD, vem atingindo essas pessoas em diferentes municípios, até mesmo naqueles mais longínquos. Por isso, afirmo que a EaD é um caminho sem volta, considerando a sua capacidade de chegar em vários lugares ao mesmo tempo, de atender um quantitativo significativo de estudantes, da flexibilidade em relação ao tempo de estudo do aluno, e de tantas outras vantagens. Existe uma demanda muito grande para o ensino presencial, mas, para o a distância é bem maior”, ressaltou a Profª Ilka.

O Reitor ressaltou a importância da parceria das instituições. “O Governo do Estado propõe parcerias com os institutos e universidades para profissionalizar os maranhenses e gerar quadros qualificados no Estado. Queremos que o Maranhão tenha uma rede de ensino técnico e profissionalizante que atenda a essa demanda”. E, ainda, completou: “Juntos vamos lutar por uma educação melhor em todas as esferas, com diálogo aberto, franco e direto. Dessa forma, poderemos crescer e fortalecer a educação, desenvolvendo, assim, o nosso Estado”.