21 jul Polo da UEMA em Coelho Neto realiza I Seminário da especialização em Psicologia da Educação
Desde a Antiguidade inúmeros pensadores vêm tentando entender como se processa a aprendizagem. Modernamente essa tarefa tem levado à exaustão novos e renomados pesquisadores, onde estes têm acesso a um cabedal maior de meios que permitem um aprofundamento desta busca. Entretanto, as complexidades da dita sociedade “pós-moderna” acirram mais ainda a compreensão do fenômeno aprendizagem.
Neste contexto, a Psicologia tem sido usada como mecanismo de ajuda ao entendimento dos processos educativos que permitem chegar à aprendizagem. Assim, esta Ciência se desdobrou em um ramo específico de estudo, a Psicologia da Educação, oferecendo subsídios aos primeiros operários do ensino na tentativa de entender e concretizar a aquisição do conhecimento.
“A UEMA, numa linha de vanguarda, está formando uma gama de profissionais da educação em todo o Maranhão com o curso de Especialização em Psicologia da Educação. E como contribuição local destes profissionais, nós do Polo Coelho Neto, realizamos este primeiro Seminário sobre as contribuições que a Psicologia pode oferecer à aprendizagem escolar. Que possamos colher bons frutos deste trabalho”, explicou o tutor presencial do Polo Coelho Neto, Francisco Lima.
O Seminário aconteceu no último dia 08 de julho, e discutiu os seguintes temas: Dificuldades de Aprendizagem (Psicóloga Sylana Maria Aguiar da Silva); Psicologia do Ensino e da Aprendizagem (Psicopedagogo Francisco Lima); Psicologia Social Educacional (Psicólogo Breno de Oliveira Ferreira).
Todos os palestrantes são alunos do curso de pós-graduação em Psicologia da Educação, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão, na modalidade a distância.