A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para a Educação (Uemanet), realizou no último sábado (22) o Encontro de Coordenadores EAD Uema, sediado na cidade de São João dos Patos – MA.
O evento teve por objetivo discutir a Nova Política de Educação a Distância no Ensino Superior, compartilhar dados e debater os desafios da educação digital.

Durante o Encontro foram apresentados 16 novos polos EAD com ofertas ativas, localizados nos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Cantanhede, Cururupu, Guimarães, Nova Olinda do Maranhão, Parnarama, Pastos Bons, Paulo Ramos, Pio XII, Presidente Sarney, Rosário, Santo Amaro, São Domingos do Maranhão, Tumtum, Turiaçu e Tutóia.
De acordo com a Coordenadora do Polo de Cantanhede, Graciane Lopes, a chegada do polo traz ganhos significativos para o município. “Os cursos vieram trazer uma mudança de vida, porque nós recebemos pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e buscamos oferecer para elas uma educação que traga equidade. A educação EAD faz esse papel, que às vezes a educação presencial não consegue alcançar”, pontua.

Para o coordenador de São Domingos do Maranhão, José Raimundo Luz, a chegada da EAD Uema no município é só o começo de uma história de sucesso. “Por enquanto temos apenas o curso de Gestão Pública, que é muito importante para o nosso município. Com certeza vamos ter novos cursos a partir dele”, concluiu.
Ainda durante o Encontro houve uma assembléia extraordinária com um momento dedicado à discussão do Decreto nº 12.456/2025, que regulamenta a Nova Política de Educação à Distância no Ensino Superior. “O novo marco EAD faz exigências para a qualidade dos cursos e dos polos. Nós do Uemanet já estamos muito próximos do que essa nova exigência traz, então, as adequações que serão feitas precisam ser alinhadas com os polos para que a gente tenha êxito e consiga continuar oferecendo cursos com qualidade”, declarou a coordenadora geral do Uemanet, Profª Drª Ligia Tchaicka.

No momento, também foram discutidos dados gerais e apresentados os excelentes rendimentos profissional dos egressos nos municípios. Na oportunidade, houve ainda a premiação dos três polos que apresentaram os melhores desempenhos EAD.
Por Tâmara Cantanhede

