Os estudantes do Curso de Letras na modalidade EaD do polo UAB Barreirinhas realizaram no último sábado (25) a Mostra Cultural de Lusofonia, com o tema “Português, uma língua pluricêntrica“. O evento, que aconteceu no auditório da escola Joaquim Soeiro de Carvalho, contou com a presença da comunidade acadêmica, representantes do poder público municipal e membros da sociedade civil.
A iniciativa foi coordenada pela tutora Janick de Lisieux e teve como objetivo apresentar os estudos e pesquisas desenvolvidos pelos alunos da disciplina de Lusofonia do curso de Licenciatura em Letras/EaD. Por meio de stands temáticos e apresentações abertas ao público, os estudantes abordaram aspectos culturais, sociais e linguísticos dos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Entre as autoridades presentes estavam o coordenador do polo, professor Fernando Augusto (Uemanet), o secretário de Educação Municipal, José Maria Marques, as tutoras Janick de Lisieux (Letras/Uemanet) e Glaucia Mirella (Administração/Uemanet), o coordenador do Programa Ensinar do polo de Barreirinhas, professor Manoel, e o professor Israel, representante da Secretaria Municipal de Cultura.
A programação incluiu palestras sobre a História da Língua Portuguesa, apresentações culturais da localidade e explanações temáticas nos stands. Os trabalhos destacaram a CPLP como uma rede viva que conecta culturas, economias e histórias de países como Brasil, Angola, Portugal e Moçambique.
O evento contribuiu para ampliar a visão dos participantes sobre o mundo lusófono, despertando o senso de pertencimento global e o orgulho pela língua portuguesa, que une milhões de pessoas em diferentes continentes. A iniciativa também combateu o isolamento cultural ao estimular a curiosidade sobre as diversas manifestações da língua e da cultura nos países lusófonos.
Por Fernanda Araújo.

